sábado, 13 de junho de 2015

Dança e Sociedade

https://www.facebook.com/caetanodable/posts/10206612475493632?hc_location=ufi

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206612455973144&set=ms.c.eJxFyMEJADEMA7CNSu3YTrP~%3BYoWDo3oKmzvpMn08x7XwjRyNw8k~%3BoOzpgvQGTROdCwTTDlE~-.bps.t.100004041870538&type=1&permPage=1

Tô aqui pensando se tem alguma relação entre como as narrativas sociais são traduzidas em movimentos em diversas danças...

Isso costuma ser mais falado quando se fala do simbolismo presente nas danças folclóricas, mas nunca li nada que apontasse o ballet russo como uma iconografia da estrutura social da russia imperial (o que deve ter ficado meio óbvio depois daquela cena aos 30 min no filme da Anna Karenina... )

Anna Karenina (2012).Dancing Scene
www.youtube.com/watch?v=TOwsZ6bDqJU

Porque as representações iconográficas da elite são até hj entendidas como "arte" e as dos povos\populações dominados\periféricos como "folclore" ?!?

Porque as valsas do Strauus são "elegantes" para se tocar em uma festa de casamento e um baião do Luiz Gonzaga não?!? Isso não faz o menos sentido!!!!

Identificar nosso cotidiano com a musica popular brasileira é infinitamente mais natural do que com uma valsa alemã!!!!

Sério... qual o problema das pessoas em ficar sempre se desvalorizando em uma esquizofrenia de hierarquização cultural???

Strauss é do caralho e o Gonzaga idem! Porque um tem que ser lido como mais "elegante" que o outro? Acho completamente sem sentido isso...

Preguiça da porra dessa cultura que se classifica hierarquicamente baseada na ignorância da própria recursividade! ¬¬

Mas voltando ao que tava falando no início, o que parece ser estrategicamente não assumido é a presença de uma narrativa de símbolos elitizados na fronteira criativa do pensamento (seja em que área for)


PS valsa alemã não... o Strauus era austríaco né... ? Emoticon tongue
Será que o ballet russo tem relação com a austria?

Ag fiquei confuso...

---
A valsa é uma dança que surgiu nas regiões da Alemanha e da Áustria no início do século XIX e a palavra significa 'dar voltas'/'girar'/'deslizar'. Buscou referências em danças como o laendler e o minueto. Primeiramente, ela era conhecida como uma dança vulgar e depois foi transformada em algo nobre e das altas classes. Entrou de vez nas altas sociedades após uma festa dos nobres na Áustria, na cidade de Viena, em 1776.

Surgiram partes diversificadas da dança como a valsa vienense, a valsa original, peruana e a inglesa. Como os pares dançam muito próximos, ela era chamada de proibida, mas, atualmente, as valsas são mais praticadas em festas de casamentos, formaturas e aniversários de debutantes.

http://tipos-de-danca.info/mos/view/Estilos_de_Dan%C3%A7a/

===

http://www.portalanda.org.br/anaisarquivos/4-2011-1.pdf

Propomos nesse texto de abertura do comitê temático Interfaces da Dança e Estados do Corpo
uma síntese reflexiva sobre as possibilidades de estudos e pesquisas da Dança no espaço
científico e acadêmico. Partimos de alguns pressupostos de religação para encontrar os nexos
bioculturais nos trabalhos apresentados tomando-os como base para pensar as contrações
epistêmicas tema do II Encontro Nacional de Pesquisadores da Dança – ANDA.


- --


Nenhum comentário:

Postar um comentário