terça-feira, 27 de maio de 2014

Escolas de Animação do Leste Europeu


Escolas de Animação do Leste Europeu


Dimensions of Dialogue[ Jan Švankmajer -  Možnosti dialogu (1982) ]

Os 22 países que integram atualmente a região chamada Leste Europeu são: Albânia, Armêmia, Azerbaijão, Belrus, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Federação Russa, Georgia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia e Turquia.

Região marcada por muitas diferenças culturais, vários países faziam parte da antiga União Soviética e atualmente estão sofrendo um processo de reorganização. A antiga Iugoslávia e a Tchecoslováquia são exemplos de países que estão sendo redivididos de acordo com a cultura de cada povo.
Pode-se dizer que a animação do Leste Europeu nasceu na Rússia em 1912, quando o cinegrafista Vladislav Starevich produziu Beauty Lukanida, uma animação sobre insetos. Após a Revolução de 1917, Starevich, filho de aristocratas, emigrou para a França, onde continuou trabalhando com animação. Essa atitude provocou a antipatia dos seus colegas soviéticos. Somente com a Perestroika outros filmes produzidos por Starevich foram descobertos, trazendo seu nome de volta ao posto de progenitor da animação russa e de certo modo, da animação do Leste Europeu.
Nos anos subsequentes à Revolução Russa, o cinema foi escolhido como a forma mais poderosa de conquistar as massas populares, estabeleceu oficialmente a importância de uma indústria cinematográfica. Os povos que faziam parte da ex- União Soviética e os soviets foram encorajados a se juntar ao sistema comunista por muitos curtas metragens de animação que faziam propaganda das fazendas coletivas e do Parido Comunista. Em 1924, o documentarista Dziga Vertov, auxiliado por um pequeno grupo de artistas, começou a produzir a primeira animação com mais de dez minutos de duração.
Durante o regime comunista soviético, a produção cinematográfica dos países do leste europeu além de fortemente censurada pelo próprio regime era quase desconhecida no mundo capitalista, e por outro lado sofria pouca influência dos Estados Unidos. A distância e a Guerra Fria separaram ainda mais a cultura desses países da cultura ocidental e desse modo as escolas e os filmes de animação do leste europeu se diferenciaram muito do sistema "Walt Disney" de produção.
Em parte apoiada pelo regime e em parte fortemente influenciada pela cultura eslava, a animação do leste europeu pode ser dividida pela influência de três "escolas" ou centros de produção, são eles: O Soyuzmultfilm Studio (LINK),
a Escola de Praga(LINK)
e a Escola de Zagreb (LINK)

A Cultura do leste Europeu é claramente percebida nos trabalhos de animação, tanto na forma da narrativa e tema dos filmes quanto na estética e humor extremamente crítico.
Grande parte das animações do leste europeu possuem temas voltados para questões sociais e educacionais.
Durante o comunismo, a censura era rigorosa e uma das saídas para os cineastas e artistas do leste europeu expressarem suas opiniões foi a animação. Ela era também alvo de censura, porém mais branda por se tratar de um produto notoriamente dirigido para o público infantil.
A animação também foi empregada largamente pelo comunismo soviético para propaganda, agradando por se tratar de um produto com largo alcance tanto para crianças como para adultos.
Após a censura nesses países ter se tornado mais branda, alguns filmes anteriormente proibidos tiveram exibição permitida e uma nova safra de filmes surgiu com temas extremamente críticos e adultos, que questionam a sociedade, a burocracia e o modo de vida do homem moderno.
A técnica do Stop Motion foi e é largamente usada no leste europeu. A cultura desses países, destacando-se a República Tcheca, Rússia e Iugoslávia, foi muito influenciada pela tradição da feitura e manuseio de bonecos, tanto com enfeites, brinquedos infantis e para o teatro de bonecos. O domínio dessa técnica ao lado de um minucioso trabalho fizeram surgir animadores que se tornaram mundialmente famosos por seus filmes incomparáveis na técnica de stop motion, entre eles o que talvez seja o melhor animador de todos os tempos, Jiri Trnka.
O trabalho de Trnka foi um dos primeiros a ser reconhecido internacionalmente ainda durante a Guerra Fria. Trnka foi alvo de forte censura, alguns de seus filmes foram proibidos em vários países comunistas até o final da década de 70, entre eles sua obra prima "The Hand".
Atualmente vários estúdios e animadores do Leste Europeu continuam a se destacar, dando provas de sua arte e estética diferenciadas. As influências culturais e o preciosismo do seu trabalho alicerçadas em temáticas voltadas para problemas sociais e educação e folclore provam de certo modo que mesmo sem o apoio estatal da época comunista as animações produzidas no Leste Europeu continuam encantando gerações inteiras de crianças e adultos em todo o mundo.


PRINCIPAIS ESTÚDIOS E ESCOLAS

Krátrký Film - A Krátrký Film é uma companhia de produção cinematográfica com mais de 50 anos estabelecida na República Tcheca, e, engloba vários dos estúdios mais famosos e bem sucedidos do país, formando uma rede que envolve quase toda a produção da ex-Tchecoslováquia. 
Produz nos seus estúdios animações de cartoons e stop motion de bonecos no mais perfeito estilo da escola tcheca de animação. Possuem mais de 40 mil filmes em 35mm, produções que vão de 1945 até os dias de hoje.

Engloba os seguintes estúdios:

Jan Anmos Komenský Studio - Estúdio especializado em programas educacionais. Fundado em 1995, possui apoio do Ministério da Educação da República Tcheca e realiza animações voltadas para a área educacional.
Jiri Trnka Studio - Fundado em 1947 pelo próprio Jiri Trnka e posteriormente incorporado ao Krátrký Film. O estúdio é especializado em animação de bonecos em stop motion.
Studio Bratri v triku - Fundado em 1945, é o mais antigo estúdio de animação Tcheco especializado na produção de cartoons. Já produziu mais de 1.600 filmes nos mais variados estilos e gêneros, variando entre filmes de 2 minutos e longas metragens. Jiri Trnka foi um dos fundadores desse estúdio juntamente com outros reconhecidos animadores Tchecos como Brestilav Pojar, Jiri Brdecka, Zdenek Miler. Atualmente no Studio Bratri v triku trabalham animadores de renome como Michaela Pavlátová e Pavel Koutský. Um dos desafios do estúdio é o de produzir a mais variada seleção de animações, procurando diversificar sempre sua técnica. Os filmes produzidos sempre seguem uma visão humanista carregada de senso de humor. O estúdio engloba também o Studios of Animated Film, que se ocupa em produzir cartoons clássicos, assim como filmes que combinam atuação de atores e animação e filmes com animação produzida por computador.

Soyuzmultfilm Studio - No começo da década de trinta, um festival dos estúdios Walt Disney foi organizado em Moscou ( Stalin discordava politicamente de Disney, mas adorava suas produções). O resultado da mostra foi a criação do Soyuzmultfilm Studio, que se tornou um dos melhores estúdios europeus. Atraiu alguns dos mais qualificados profissionais do país, que preferiram criar animações infantis a trabalhar com propaganda governamental. Durante a Primavera de Khruschev, por volta de 1957, a indústria de animação se voltou pela primeira vez ao público adulto. Alguns diretores corajosamente abandonaram o estilo Disney que tinha predominado nos filmes do Soyuzmultfilm por 35 anos e retornaram às tradições estabelecidos pelos pioneiros Starevich e Vertov.

A Escola de Praga - Jiri Trnka é considerado por muitos críticos o melhor de todos os animadores de bonecos do mundo. Ele dirigiu diversos dos mais aclamados filmes de animação já feitos e o seu trabalho continua a surpreender o público através das gerações. Em 1966, quatro anos antes de sua morte, o jornal Newsday se referiu a ele como "um Chaplin, um artista que inaugurou um novo estágio em um terreno dominado pela Disney." Trnka começou seu trabalho realizando desenhos animados tradicionais antes de dedicar-se à animação com bonecos. Seu sucesso vem em grande parte também do caráter extremamente poético de suas animações. Ele tinha talento para beneficiar os recursos que recebia para seus filmes (o estado subsidiava extensivamente) e dava importância ao progresso técnico, pesquisando constantemente novos meios para criar seus filmes. A animação européia sofreu muita influência do trabalho realizado por Trnka, tendo sido o fundador da escola que colocou os tchecos entre os melhores animadores do mundo.

A Escola de Zagreb - Quando o primeiro filme animado feito pela Zagreb, "A Reunião" de 1951, foi lançado com a impressionante duração de vinte minutos, ninguém sabia que era apenas o começo. Em 1962 a Zagreb recebeu o seu primeiro Oscar para o filme "Surrogate" - o primeiro Oscar para um filme de animação que não era realizado nos Estados Unidos. Em quatro décadas de existência, o Zagreb Film produziu 600 filmes de animação, os quais receberam mais de 400 premiações internacionais. O estúdio se tornou mundialmente respeitado por seu estilo único de animação conhecido com Escola de Zagreb. Uma das inovações do estúdio foi estabelecer a prática entre os animadores de escrever, planejar e dirigir seus próprios trabalhos, o que atribuiu aos resultados finais uma notável coesão entre a mensagem e o designer dos filmes. A coleção de filmes da Zagreb é realmente muito rica, englobando filmes para crianças, filmes musicais e animações de um minuto, histórias de meia hora, e reunindo verdadeiras obras de arte da animação, que continuam atuais apesar do passar do tempo. Além da alta qualidade artística, os filmes da Escola de Zagreb apresentam uma preocupação comunicativa, valorizando a claridade e realidade da mensagem dos filmes detêm mais que o conceito da escola, são entretenimento e aprendizagem, passatempo e prazer, mensagem e história, explosão de cor, música, agudez, refinamento artístico e humanidade, autores que sempre acreditaram na possibilidade de um mundo melhor.



PRINCIPAIS ANIMADORES


Aleksandar Marks - (THE FLY, 1967)

Alexander Gorgenko
Alexander Guriev
Alexander Karavayev
Anatoly Petrov
Andrei Khrjanovsky - Sua animação Harmonica foi proibida pela censura que considerou o filme ideologicamente comprometedor pois tratava do confronto entre Estado e artista. O filme foi liberado para exibição apenas depois da Perestroika. Trabalhou com Khitruk. (ARMORE, 1970 - HARMONICA, 1968 - THERE LIVED KOZYAVIN, 1966)
Ante Zaninov - (THE WALL, 1966)
Borivoj Dovnikovic - Dovnikovic é famoso por em seus trabalhos combinar humor com temas psicológicos. (CURIOSITY, 1966)
Dusan Vukotic - Nascido em Montenegro na antiga Iugoslávia em 1927 - falecido na Croácia em 1998. Dirigiu vários filmes entre eles ERZATZ, 1967 - LAST WALTZ IN THE OLD MILL, 1995.
Eduard Nazarov - Russo, nascido em 1941.
Fyodor Khitruk - Muito respeitado na ex-URSS, usou mais tarde de seu status para orientar e incentivar novos talentos animadores durante a era dos soviets, assim como Eisenstein o qual Khitruk conheceu. Dirigiu diversos filmes para os Estúdios Soyuzmultilm, incluindo uma das primeiras animações voltadas para o público adulto "Story of one Crime" de 1962. Conseguiu, devido a seu renome, produzir algumas animações que não foram tocadas pelo dedo da censura como Man in Frame de 1966. (ISLAND, 1973 - FILM FILM FILM, 1968 - MAN IN FRAME, 1966 - LION AND OX, 1983)
Garry Bardin - Nascido em 1941, Bardin é internacionalmente reconhecido como um fantástico animador, diretor e escritor de animações. Seus filmes conquistaram prêmios em diversos festivais no mundo inteiro.
Ideya Garanina - (CRANE FEATHERS, 1977)
Ivan Ivanov-Vano - Considerado o melhor diretor de filmes de animação da Rússia, as produções infantis de Ivanov ganharam prêmios nos mais importantes festivais internacionais e ainda hoje cativam a audiência. (SEASONS, 1969)
Jan Svankmajer - Depois de se formar no Institute of Industrial Arts e na Marionette Falty of the Prague Academy of Fine Arts em 1950, Svankmajer começa a trabalhar como diretor de peças teatrais em associação com o Theatre of Masks and the Black Theatre. 
Suas primeiras experimentações com filmes foram feitas depois de se envolver com as produções do Lanterna Magika Theatre. Começou a fazer animações e curtas em 1964, e continuou trabalhando durante vinte anos nessas produções. Devido a críticas marcantes, contra sistemas autoritaristas e possuir um senso de humor corrosivo, foi banido pelas autoridades tchecas e proibido de realizar filmes. É membro do grupo surrealista de Praga desde 1969.
Dimensions of Dialogue[ Jan Švankmajer -  Možnosti dialogu (1982) ] 

Jiri Trnka - O mais famoso animador Tcheco, considerado por muitos como o melhor animador de bonecos do mundo. Entre suas obras, todas consideradas obras de arte, destacam-se "Story of the Bass Cello" de 1949; "The Merry Circus" de 1951 e o consagrado "The Hand" de 1965.
Kasa Stautaman
Kresimir Zimoniv - (ALBUM, 1983)
Lev Atamanov - Animador Russo, dirigiu alguns dos mais aclamados filmes de animação dos Estúdios Soyuzmultilm, entre eles Ballerina on the boat de 1969, onde utiliza do impressionismo francês de Raoul Dufy.
Maska Crvene Smrti - (MASK OF THE READ DEATH, 1971)
Michaela Pavlátová - Tcheca, nascida em 1961 e formada pela University of Applied Arts, Praga. Ela dirige, escreve, anima e faz o designer de quase todos os seus filmes utilizando uma técnica de desenho manual. Seus filmes abordam temas voltados para a complexidade dos relacionamentos humanos. É também atualmente professora na University of Applied Arts. (WORDS, WORDS WORDS, 1991 - ...FOREVER AND EVER, 1998)

Mikhail Aldashin
Mikhail Kamenetsky
Natasha Golovanova
Nedejlko Dragic - As animações de Dragic seguem uma linha onde pequenas ações cotidianas conduzem a história de seus personagens, produzindo crônicas de refinado humor sobre situações corriqueiras do dia-a-dia. (ELEGY, 1966 - DIARY, 1974 - WAY TO YOUR NEIGHBOUR, 1982)
Nikolai Serebryakov - Inovador na técnica do Stop Motion,, Serevryakov utilizou-se de texturas variadas juntamente com colagens para fazer uma das obras de arte do cinema de animação do leste europeu, "Ball of wool".
Nina Shorina
Pavao Stalter - Nascido em 1929 na Croácia. (THE FIFTH ONE, 1964)
Pavel Koutský - Diretor e designer, nasceu em Praga em 1957, graduou-se na University of Applied Arts no Departamento de Film and TV Art. Com apenas 13 anos, trabalhando com animações "cutout", criou seu primeiro filme de animação (John Sets Out Into The World). Antes de entrar para a UMPRUM (University of Applied Arts in Prague) já havia realizado mais de 5 filmes de animação. Premiado em diversos festivais, continua produzindo seu trabalho com apoio da Krátrký Film no Studio Bratri v triku.
Radivoj Gvozdanovic - (THE PRAYER, 1972)
Stanislav Sokolov
Vadim Kurchevsky - Trabalhando nos Estúdios Soyutmultfilm, Kurchevsky produziu animações com técnicas usadas em filmes direcionados para crianças mas com uma temática mais séria, voltada para o público adulto (My green Crocodile, 1966)

Vladimir Jutrisa - (THE FLY, 1967)

Vladimir Tarasov
Yefim Gambury
Yelena Gavrilko
Yuri Norstein - Russo, um dos mais famosos diretores russos da nova geração de animadores trabalhando em parceria com Ivanov-Vano em vários filmes. Dirigiu e escreveu vários outros em parceria com sua esposa Francesca Yarbusova e com o cineasta Alexander Zhukovsky. (FOX AND THE RABBIT, 1973 - HERON AND CRANE, 1973 - HEDGEHOG IN THE FOG, 1975 - TALES OF TALES, 1978)
Z. Gasparovi - (SATIEMANIA, 1978)
Zlatko Gragic - Trabalhou com Pavao Stalter (MUSICAL PIG, 1966 - THE FIFTH ONE, 1964)
Zlatko Pavlinic - (OKAY, 1973)

Fonte: http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/leste/princip1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário