terça-feira, 13 de agosto de 2013

O ensino acadêmico da etnobotânica nas universidades do Brasil

O ensino acadêmico da etnobotânica nas universidades do Brasil


rodriguesia.jbrj.gov.br/FASCICULOS/rodrig56_87/07Viviane.pdf


O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL1
Viviane Stern da Fonseca-Kruel2, Inês Machline Silva3
& Cláudio Urbano B. Pinheiro4
RESUMO

(O ensino acadêmico da etnobotânica nas universidades do Brasil) Aetnobotânica vem sendo definida como
o estudo das sociedades humanas em suas relações com as plantas. É uma disciplina antiga em sua prática,
mas jovem em sua teoria. A pesquisa etnobotânica cresceu na última década, especialmente na América
Latina. Esse crescimento exigiu o entendimento da disciplina na sua diversidade teórico-metodológica,
conseqüência do seu caráter interdisciplinar e necessidade da sistematização da mesma. Este trabalho buscouresgatar e avaliar o ensino formal da etnobotânica em instituições brasileiras, a partir de questionários enviados a Instituições de ensino e pesquisa no país. Utilizou-se ainda a via eletrônica para atualizações referentes aos cursos de graduações. Foram encontradas 13 instituições que oferecem etnobotânica como disciplina específica, e 27 instituições, em que a etnobotânica não é oferecida formalmente, sendo abordada apenas como tópico, principalmente relacionada aos cursos da área de Ciências Biológicas. Tanto os cursos com disciplinas específicas quanto aqueles em que consta como tópico, concentram-se nas instituições das
Regiões Sudeste (51%)eNordeste (31%).Otrabalho incluiu tambémuma avaliaçãodos conteúdos programáticos das disciplinas e bibliografias utilizadas.Os dadosmostraramuma tendência de crescimento do ensino formal da etnobotânica tanto na graduação quanto na pós-graduação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário