terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sep 20, '09 4:56 PM

Como são bons os documentários da BBC... Já tinha visto alguns por tabela através da TV Escola, Futura e da Mostra Ver Ciência... Eles tem um jeitão bem inglês isso é verdade... Mas com uma qualidade técnica e um senso estético muito melhores do que os outros produtores de vídeo-documentarios... Na minha época de vestibulando via e revia quase todo dia uma série de dramatizações históricas sobre eventos-chave da história contemporânea. Se não me engano o nome é "Dias que abalaram o Mundo" ou algo que o valha... Na época achava meio brega (na verdade ainda acho um pouco =P ) mas tinha lá seu papel em fixar aqueles infindáveis fatos históricos na minha cabeça... Acho que é justamente esse o papel dos documentários. Feitos na grande maioria das vezes para um público não especializado, eles nos dão elementos para estabelecer associações próprias a fatos que não são próximos ao nosso cotidiano. Tenho lá minhas dúvidas se a associação pessoal da obra com a personalidade do autor é uma coisa muito saudável... Pessoas muito carismáticas podem produzir coisas muito ruins. E aí mora o perigo... A parte disso, me arrisco em documentários sobre a obra e vida de alguns autores e o resultado não tem sido ruim... Exemplo aleatório: ouço Wagner de outro jeito depois que descobri que a mãe do Roberto Burlemarx tocava pra ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário