terça-feira, 20 de novembro de 2012

Formação para Museus de Ciências


Do que seria uma boa capacitação de monitores de museus de ciência:




WORKSHOP: FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

RESUMO


Os participantes debateram inicialmente a situação atual das suas próprias instituições visando a um diagnóstico da situação atual dos recursos humanos dos centros e museus de ciência no país. A análise destas situações particulares e diversas levou a conclusão de que as dificuldades relativas a formação de recursos humanos são comuns a todas as instituições. Dentre estas podemos destacar:

>Falha de capacitação e profissionalização de quem já atua na área;
>Dificuldade de se constituir uma equipe multidisciplinar com profissionais em vários níveis de atuação;
>Necessidade de comunicadores de ciência e museólogos especializados;
>Dificuldades de fixação dos profissionais.



Foi ressaltada a importância de serem promovidos cursos de formação de recursos humanos para atuação em centros e museus de ciência. Um programa preliminar proposto para o curso seria composto pelos seguintes tópicos:

>História da Ciência e da Difusão Científica;
>Modelos Institucionais;
>Técnicas de Comunicação;
>Teoria da Aprendizagem;
>Planejamento Participativo;
>Avaliação – Técnicas e Cultura;
>Conceitos Básicos de Ciência.



As Universidades deveriam desempenhar um importante papel neste processo, sistematizando o conhecimento e oferecendo os cursos. Além disto, a maioria dos centros e museus de ciência no Brasil encontram-se dentro das Universidades ou associados a elas. Esta situação pode ser atribuída ao fato de que a maioria destas iniciativas originaram-se a partir de centros para capacitação de professores. A inserção dos centros e museus de ciência no ambiente acadêmico apresenta vantagens e desvantagens. A maior credibilidade e facilidade de acesso a consultorias especializadas são as principais vantagens, por outro lado a incompatibilidade da estrutura formal das carreiras acadêmicas com as especificidades dos profissionais de centros e museus de ciência, aliada a pouca ênfase dada às atividades de extensão no âmbito universitário, são desvantagens consideráveis. Seria, portanto, importante que fossem desenvolvidas estratégias para fixação destes profissionais e que as Universidades valorizassem mais as atividades de extensão, integrando-as ao ensino acadêmico através da participação dos seus alunos de graduação como estagiários.



Atualmente, existem alguns poucos cursos de formação de recursos humanos como a pós-graduação da COPPE- UFRJ em História da Ciência, a pós-graduação em Educação, Gestão e Divulgação de Ciência do Instituto de Bioquímica da UFRJ, cursos de graduação em Museologia nos estados do Rio de Janeiro e Bahia e a pós-graduação em Museologia oferecida pela USP. Outros cursos estão em fase de elaboração ou implantação, dentre estes temos o curso de especialização para mediadores de ciência e os cursos de formação para gerentes de centros e museus de ciência que serão oferecidos pela Casa da Ciência da UFRJ.



Além da formação profissional especializada, alguns outros pontos relevantes para a capacitação dos recursos humanos de centros e museus de ciência foram apontados:

>Acesso a literatura atualizada;
>Estágio em outras instituições;
>Estratégia continuada de atualização.



Foi constatada também a necessidade de uma maior cooperação entre as diversas instituições que deveriam disponibilizar umas às outras seus conhecimentos, experiências e áreas de “expertise”.




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http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/Artigos/Seminario/Index.htm


No período de 1 a 6 de agosto de 1999, o Seminário reuniu profissionais da área com o objetivo de analisar e debater modelos e estratégias de implantação de Centros e Museus de Ciência.
Abaixo estão relacionados os textos referentes às palestras apresentadas.
Artigo
Paper
AutoresAuthorsSinopseAbstractArquivos CompactadosZipped Files
Tendências Pedagógicas das Exposições de um Museu de Ciência
Sibele Cazelli
Glória Queiroz
Fátima Alves
Douglas Falcão
Maria Esther Valente
Guaracira Gouvêa
Dominique Colinvaux
Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast
Universidade Federal Fluminense - UFF
O presente trabalho tem como objetivo esboçar uma pedagogia museal. Para isso, na primeira parte, apresenta-se um panorama das principais tendências pedagógicas da educação e como elas se expressam na educação em ciências. No momento seguinte, discute-se o desenrolar da perspectiva educativa ao longo da história dos museus de ciência e identificam-se características das tendências da educação presentes nas exposições - meios peculiares de comunicação desses espaços. Em seguida, procura-se articular como tais tendências pedagógicas estão presentes nas exposições do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, a partir da análise de suas concepções, como forma de delinear dimensões de uma pedagogia específica para instituições desta naturezaPortuguês/
Portuguese
Interactive exhibits: what are visitors really doing?Susan M. StocklmayerThe National Centre for the Public Awareness of Science
The Australian National University
Research in science centres has tended to focus on the outcomes of interaction with exhibits as measured against the intent of the designer and the scientific principles underlying the exhibit.  Inevitably, this has produced a gloomy picture of what people ‘learn’ at a science centre, which has led to criticism of such centres as places of entertainment only.  This report summarises a different approach to investigation of adult visitors’ perceptions and concludes that the visits do enhance the public’s awareness of science.Inglês/
English
Formação de Recursos HumanosVáriosOs participantes debateram inicialmente a situação atual das suas próprias instituições visando a um diagnóstico da situação atual dos recursos humanos dos centros e museus de ciência no país. A análise destas situações particulares e diversas levou a conclusão de que as dificuldades relativas a formação de recursos humanos são comuns a todas as instituições.Português/
Portuguese
Recursos Financeiros: Os Oito Passos para uma Captação Eficiente de RecursosFreda NicholsonOs museus de ciência dependem da sua missão para explicar o que a organização é, o que faz e o que deseja fazer ou ser. A missão declarada é normalmente escolhida pelo corpo diretor da organização que é geralmente composto por seus diretores e pelos membros mais qualificados da sua equipe. A missão declarada pode ser extremamente valiosa para a organização. Ela molda, forma e dirige o propósito de sua existência.   Entretanto, mesmo a missão mais poderosa e maravilhosa assim como as metas dela derivadas somente serão realizadas se houverem recursos financeiros disponíveis para que a organização desempenhe a missão proposta.Português/
Portuguese

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