domingo, 18 de dezembro de 2016

"A Chegada" (Arrival 2016), Galícia, lingua portuguesa, Caetano Veloso, Uxia, Zeca Afonso e Camões

Do filme "A Chegada" à Caetano Veloso, Uxia, Zeca Afonso e Camões

https://www.facebook.com/caetanodable/videos/10211528206183827/



“Hoje vamos falar sobre o português e de por que soa tão diferente em relação a outras línguas românicas. A história do português teve o seu início no Reino da Galiza na Idade Média. Daquela a língua considerava-se uma expressão artística.”

https://www.youtube.com/watch?v=Llrb00WMNRA

- - -
Caetano Veloso em entrevista ao programa Roda Viva:

"A minha ambição seria a de tomar posse da civilização, porque acho que há dados universais ligados à convivência social. E acho que são dados definitivos e que esses dados devem ser compartilhados por todos os seres humanos, que devem se colocar na posição de poder compartilhá-los."

"(...) uma cultura como a nossa, que está – sob todos os pontos de vista – como que jogada fora da área de dominação, das vantagens da civilização moderna, porque está no hemisfério sul, porque é mestiça, porque fala português, não apenas uma língua latina do sul da Europa, mas justamente o português, a menos prestigiada de todas elas, entendeu? Enfim... Um país pobre e, sobretudo, injusto socialmente. Então, todas essas desvantagens, de uma certa forma, deveriam criar em nós uma mera depressão em relação à perspectiva histórica, em relação a prospecções. E, no entanto, a gente tem alguma coisa de alegria e de entendimento da vida, alguma riqueza no modo de ser, que é perceptível, inclusive, para os estrangeiros, que diversas vezes se manifestam a respeito do que eles percebem de interessante, de sugestivo no modo de ser do Brasil e dos brasileiros. E isso é um dado cultural, não é um valor universal, não é algo abstrato. É um dado cultural, qualitativo do nosso modo de ser. O que desejo não é que isso seja possivelmente fundido com o que chamamos de civilização. Acho que o que desejo mesmo é que esse nosso modo de ser tome conta, tome em suas mãos os dados abstratos, universais da civilização e faça deles algo que não tenham feito ainda, entendeu?

http://brainstormtche.blogspot.com.br/2014/04/os-tropicos-utopicos-tomando-posse-da.html

- - -

'Verdes São Os Campos' é um poema de Luís de Camões, poeta português do século XVI, musicado por Zeca Afonso e interpretado por Uxía (ambos artistas gauleses)

Aqui, Uxia canta "Verdes são os Campos" no Festival Cantos na Maré, que é um festival internacional da cultura lusófona celebrado na Galicia (Pontevedra) desde 2003.

https://www.youtube.com/watch?v=JaqUohzuxZo


Verdes são os campos,
De cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.

Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o Verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.

Gado que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendereis,
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.

https://enredversados.wordpress.com/2016/11/15/verdes-sao-os-campos-luis-de-camoes/
- - -

Obs:
A lingua portuguesa teve sua origem na região da Galícia na Península Ibérica.

As línguas galaico-portuguesas (também galego-portuguesas ou portugalegas) são uma subdivisão dentro das línguas ibero-ocidentais. Compreendem as línguas originadas na região ocidental da península Ibérica, que têm o protogalego-português (ou galego-português, simplesmente) como a protolíngua.

Pertencem a este grupo as seguintes línguas:
Galego
Galego da Estremadura
Galego de Asturias
Judeu-português
Português

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_galaico-portuguesas

- - -


Nenhum comentário:

Postar um comentário