segunda-feira, 20 de junho de 2016

Cinema Nacional (brasileiro) - 5 filmes

Que Horas Ela Volta?
14 (Brazil)
 2015 ‧ Drama/Comédia ‧ 1h 54m

Em um dos momentos mais inspirados de Esculpir o Tempo, Tarkovski diz que a responsabilidade do diretor de cinema é dar aquilo que o público precisa – mesmo que ele não saiba. É enfrentar a ideia de que o cinema existe apenas para divertir ou produzir um afastamento da vida cotidiana que – muito equivocadamente – achamos que conhecemos bem.

Dar relevo àquilo do mundo que se oculta: limites morais, preconceitos tão antigos quanto naturalizados, regras e práticas de convívio social que subalternizam o outro. Talvez esta seja uma das responsabilidades sociais do cinema. Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, dialoga com essa responsabilidade.

Tarkovski também diz que os objetivos do cinema não podem ser meramente utilitários e pragmáticos: fazer rir, fazer chorar, fazer pensar. O efeito sobre o público e a sociedade é sempre mais complexo e profundo do que esses termos admitem.

Um filme dirigido por uma mulher e que gira em torno de três protagonistas mulheres: patroa, empregada e sua filha. Numa coversa por telefone, Anna Muylaert me disse que não pretendia fazer um filme feminista, mas que agora se dá conta de que fez: “as mulheres são protagonistas do filme, o que já é raro num universo de personagens masculinos, em que mulheres idealizadas por homens fazem as suas secretárias, amantes…”.
- - - 



Boi Neon
18 (Brazil)
 2015 ‧ Drama ‧ 1h 41m

Nos bastidores das Vaquejadas, Iremar prepara os bois antes de solta-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os bois para o evento é também a casa improvisada de Iremar e seus colegas de trabalho: Zé, seu parceiro de curral, e Galega - dançarina, motorista do caminhão e mãe da audaciosa Cacá. Juntos, eles formam uma família improvisada e unida.

O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o polo de confecção de roupas na região do semiárido nordestino.

Deitado em sua rede na traseira do caminhão, sua cabeça divaga em sonhos de lantejoulas, tecidos requintados e croquis. O vaqueiro esboça novos desejos.

https://www.youtube.com/watch?v=MVLBgO1RS4E
- - -



O Som ao Redor
2012 ‧ Thriller/Drama ‧ 2h 11m

A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho. 

- - - 



O Abismo Prateado
2011 ‧ Drama ‧ 1h 23m

Dramaturgia mínima, emoção máxima. São assim os filmes do cineasta cearense Karim Aïnouz, entre os quais está O Abismo Prateado. Exibido pela primeira vez há exatos dois anos, no Festival de Cannes de 2011. 
O Abismo Prateado traz Alessandra Negrini em sua melhor performance no cinema. O tema é o mesmo de Viajo... e também de O Céu de Suely (2005): o abandono. A trama de O Abismo... se passa em um dia, quando Violeta (papel de Alessandra), uma dentista de 40 anos da Zona Sul do Rio, casada e com um filho adolescente, recebe um recado na secretária eletrônica. É o marido (Otto Jr.), com quem ela vinha mantendo uma relação aparentemente estável, do ponto de vista sexual inclusive, dizendo que não a ama mais e que vai embora para Porto Alegre.

- - - 



Histórias que Só Existem Quando Lembradas
2011 ‧ Drama ‧ 1h 38m

Jotuomba é uma cidade fictícia, ambientada no Vale do Paraíba, onde nos anos 30 grandes fazendas de café faliram e cidades antes ricas se tornaram quase fantasmas. Lá vive Madalena, a velha padeira, presa à memória de seu marido morto e enterrado no único cemitério da cidade, hoje trancado. Rita, uma jovem fotógrafa, chega à cidade e pouco a pouco modifica o cotidiano de Madalena e da vila.

- - - 








- - -

Fontes:

https://blogdaboitempo.com.br/2015/10/05/o-futuro-redescoberto-um-olhar-sobre-o-filme-que-horas-ela-volta/

zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2013/05/alessandra-negrini-brilha-em-o-abismo-prateado-que-estreia-nesta-terca-feira-4143453.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário