terça-feira, 16 de julho de 2013

Argumentum Ornithologicum - J. L. Borges

Eu fecho os olhos e vejo um bando de pássaros. 
A visão dura um segundo ou talvez menos; não sei 
quantos pássaros vi. Era definido ou indefinido o 
seu número? O problema envolve o da existência de 
Deus. Se Deus existe, o número é definido, porque 
Deus sabe quantos pássaros eu vi. Se Deus não existe, 
o número é indefinido, porque ninguém pode fazer a 
conta. Eu tenho certeza de que vi menos de dez 
pássaros e mais de um, mas não vi nove, oito, sete, 
seis, cinco, quatro, três ou dois pássaros. Eu vi um 
número entre dez e um, que não é nove, oito, sete, 
seis, etc. Esse número é inconcebível, mas é inteiro; 
Minha opinião ornitológica, Deus existe.

[Jorge Luis Borges. In: O Fazedor]

Nenhum comentário:

Postar um comentário