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Polifonia é ouvir Richard Wagner na sala misturado com Turma do Pagode vindo do boteco em frente... Emoticon tongue
Polifonia é ouvir Richard Wagner na sala misturado com Turma do Pagode vindo do boteco em frente... Emoticon tongue
O bizarro é que ouvir "Lancinho" e "Tristão e Isolda" ao mesmo tempo é algo que faz pensar...! Emoticon confused_rev
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Lancinho da Turma do Pagode
www.youtube.com/watch?v=S_SXl-ETXRI
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Lancinho da Turma do Pagode
www.youtube.com/watch?v=S_SXl-ETXRI
Desenvolvimento do conceito bakhtiniano de polifonia
Resumo:
O dialogismo, essência da teoria bakhtiniana do discurso, reitera a presença do sujeito na comunicação, que não é vista apenas como uma simples transmissão de informação, mas como uma interação verbal ou não verbal. Os sujeitos se constituem na e pela interação. O discurso, construído a partir do discurso do outro, nunca está concluso. Então, todo texto é composto de várias vozes que, na polifonia, têm de ser equipolentes. Segundo Bakhtin, a polifonia é parte essencial de toda enunciação, já que em um mesmo texto ocorrem diferentes vozes que se expressam, e que todo discurso é formado por diversos discursos. Só compreendemos enunciados quando reagimos às palavras que despertam em nós ressonâncias ideológicas e/ou concernentes à nossa vida. A realidade do signo é objetiva e passível de um estudo metodologicamente unitário. Bakhtin chama esse estudo do discurso bivocal, que inevitavelmente surge sob as condições de comunicação dialógica e ultrapassa os limites da linguística, de metalinguística.
O dialogismo, essência da teoria bakhtiniana do discurso, reitera a presença do sujeito na comunicação, que não é vista apenas como uma simples transmissão de informação, mas como uma interação verbal ou não verbal. Os sujeitos se constituem na e pela interação. O discurso, construído a partir do discurso do outro, nunca está concluso. Então, todo texto é composto de várias vozes que, na polifonia, têm de ser equipolentes. Segundo Bakhtin, a polifonia é parte essencial de toda enunciação, já que em um mesmo texto ocorrem diferentes vozes que se expressam, e que todo discurso é formado por diversos discursos. Só compreendemos enunciados quando reagimos às palavras que despertam em nós ressonâncias ideológicas e/ou concernentes à nossa vida. A realidade do signo é objetiva e passível de um estudo metodologicamente unitário. Bakhtin chama esse estudo do discurso bivocal, que inevitavelmente surge sob as condições de comunicação dialógica e ultrapassa os limites da linguística, de metalinguística.
Na música, o termo polifonia é usado desde há muito
para designar um tipo de composição musical em que
várias vozes, ou várias melodias, sobrepõem-se em
simultâneo. Em oposição à polifonia, está a monodia,
ou homofonia, na qual as vozes executam o mesmo movimento
melódico, seguindo um mesmo padrão rítmico.
Ou, então, uma determinada melodia se sobrepõe às
outras vozes, que se subordinam, adquirindo um mero
papel de acompanhamento.
para designar um tipo de composição musical em que
várias vozes, ou várias melodias, sobrepõem-se em
simultâneo. Em oposição à polifonia, está a monodia,
ou homofonia, na qual as vozes executam o mesmo movimento
melódico, seguindo um mesmo padrão rítmico.
Ou, então, uma determinada melodia se sobrepõe às
outras vozes, que se subordinam, adquirindo um mero
papel de acompanhamento.
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