terça-feira, 17 de maio de 2016

Polifonia bakhtiniana é ouvir Richard Wagner misturado com Turma do Pagode

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Polifonia é ouvir Richard Wagner na sala misturado com Turma do Pagode vindo do boteco em frente... Emoticon tongue
O bizarro é que ouvir "Lancinho" e "Tristão e Isolda" ao mesmo tempo é algo que faz pensar...! Emoticon confused_rev
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Lancinho da Turma do Pagode
www.youtube.com/watch?v=S_SXl-ETXRI
Tristão & Isolda do Wagner
www.youtube.com/watch?v=L44Ml8K_mDg
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Desenvolvimento do conceito bakhtiniano de polifonia
Resumo:
O dialogismo, essência da teoria bakhtiniana do discurso, reitera a presença do sujeito na comunicação, que não é vista apenas como uma simples transmissão de informação, mas como uma interação verbal ou não verbal. Os sujeitos se constituem na e pela interação. O discurso, construído a partir do discurso do outro, nunca está concluso. Então, todo texto é composto de várias vozes que, na polifonia, têm de ser equipolentes. Segundo Bakhtin, a polifonia é parte essencial de toda enunciação, já que em um mesmo texto ocorrem diferentes vozes que se expressam, e que todo discurso é formado por diversos discursos. Só compreendemos enunciados quando reagimos às palavras que despertam em nós ressonâncias ideológicas e/ou concernentes à nossa vida. A realidade do signo é objetiva e passível de um estudo metodologicamente unitário. Bakhtin chama esse estudo do discurso bivocal, que inevitavelmente surge sob as condições de comunicação dialógica e ultrapassa os limites da linguística, de metalinguística.
Na música, o termo polifonia é usado desde há muito
para designar um tipo de composição musical em que
várias vozes, ou várias melodias, sobrepõem-se em
simultâneo. Em oposição à polifonia, está a monodia,
ou homofonia, na qual as vozes executam o mesmo movimento
melódico, seguindo um mesmo padrão rítmico.
Ou, então, uma determinada melodia se sobrepõe às
outras vozes, que se subordinam, adquirindo um mero
papel de acompanhamento.

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