domingo, 2 de novembro de 2014

Plano de Aula - A Indústria Cultural somos Nós


Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1367
- - -

A indústria cultural somos s


18/12/2008
Autor e Coautor(es)
 Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário
CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
 
Eziquiel Menta
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINOCOMPONENTE CURRICULARTEMA
Ensino MédioArtesArte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Instigar os alunos a refletirem sobre a indústria cultural, o capitalismo, o consumismo, a alienação, etc. em tempos de crise. Apresentar de que forma artistas estão engajados questionando a sociedade e despertar nos alunos o senso crítico sobre o tema.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01: Contextualizando
O professor deverá questionar os alunos sobre seus conhecimentos em relação à Indústria Cultural.
Sugestão: professor anote no quadro as respostas mais interessantes e que tenham relação com o termo.
Após a discussão com os alunos apresente o vídeo: A história das coisas.
 A história dos objetos parte 1
 A história dos objetos parte 2
 Para ver o vídeo em português: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7840

A letra de música: Terceira do plural - Composição: Humberto Gessinger
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora

Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina

Eles querem te vender...
Eles querem te comprar...
Querem te matar (a sede)
Eles querem te sedar!

Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem são eles?

Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes, diz a verdade
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada

Eles querem te vender...
Eles querem te comprar...
Querem te matar (de rir)
Querem te fazer chorar

Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem são eles?

Vender...comprar...
Vedar os olhos...jogar a rede...contra a parede
Querem nos deixar com sede,
Não querem nos deixar pensar!

Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem são eles?...

Agora apresente a música: http://br.youtube.com/watch?v=tVQu5CZeE8M
Professor instigue seus alunos a relatarem suas percepções e relações entre o vídeo e a música: (proceda da mesma forma, anote no quadro as afirmações mais contundentes).
Questione seus alunos e contabilize sobre as seguintes questões:
- quantos tem walkman
- quantos tem discman
- quantos tem mp3
- quantos tem computador em casa
- quantos tem um laptop
- quantos tem DVD
- quantos tem vídeo cassete
- quantos tem celulares, destes quantos celulares já tiveram e qual fim deram aos aparelhos
- quais destes aparelhos celulares possuem funções diversas ao de um telefone (mp3, tv, câmera digital, acesso a internet)
- com que freqüência fazem compras de roupas: no mês, no semestre, no ano
- com que freqüência fazem compras de sapatos: no mês, no semestre, no ano

- No vídeo o que define um país de terceiro mundo?
- O que é obsolescência planejada e obsolescência perceptiva?
- Essa é uma realidade somente dos EUA?

- Em relação à música o que Humberto Gessinger quis dizer com os versos:
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora

Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina

(...)
Eles querem te vender...
Eles querem te comprar...
Querem te matar (a sede)
Eles querem te sedar!

(...)
Vender...comprar...
Vedar os olhos...jogar a rede...contra a parede
Querem nos deixar com sede,
Não querem nos deixar pensar!

Para finalizar a discussão o professor deve elucidar as questões pendentes em relação a indústria cultural, partindo das respostas dos alunos.
Atividade: Os alunos deverão criar um artigo crítico sobre o tema. (mínimo 1 lauda)
Aula 02: O consumismo na arte
Agora que os alunos já conhecem o impacto do consumismo na sociedade, o professor iniciará a discussão sobre o consumismo na arte.
Apresente a obra de Duchamp, A fonte. E façam a leitura do texto Marcel Duchamp – ready-made. Disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/duchamp.pdf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1367/imagens/duchamp1.jpg
Após a leitura apresente a obra de Cildo Meireles, Circuitos ideológicos – coca-cola.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1367/imagens/3511a6ef089728480575b54e9397c851_media.jpg

Reflita com os alunos sobre a seguinte frase de Cildo Meireles:
“as inserções em circuitos ideológicos tinham essa presunção: fazer o caminho inverso ao dos readymades. Não mais o objeto industrial colocado no lugar do objeto de arte, mas o objeto de arte atuando no universo industrial”.

MEIRELES, Cildo. Inserções em circuitos ideológicos. In: FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília. Escrito de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
Veja também o texto sobre o artista Cildo Meireleshttp://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/cildo.pdf
Professor discuta com seus alunos sobre as obras e os textos indicados, levante os pontos que concordam e discordam em relação às duas obras.
Aula 03: Agora é hora da produção
Ao analisar a história da arte percebemos que muitos artistas participaram e participam das questões sociais, questionam a política e a sociedade.
Com base nas leituras e discussões os alunos deverão criar obras que questionem a indústria cultural, o consumismo, a alienação, etc.
Para realizar essa atividade os alunos poderão fazer uso de vídeos, fotografias, áudios, colagens, panfletos, cartazes, etc.
A forma de apresentação dos resultados fica a critério do professor, levando em consideração os meios utilizados pelos alunos nos trabalhos e a disponibilidade de espaço físico da escola.
Exemplo de manifestações:
A música Televisão, interpretada pela banda Titãs:
A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...

O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida....

Oh! Cride, fala prá mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menas uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe!...

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!

É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe!...

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!...

É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

E eu digo:
Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe...

O vídeo Ilha das floreshttp://br.youtube.com/watch?v=Zfo4Uyf5sgg
Ilha das flores 2http://br.youtube.com/watch?v=6IrGibVoBME
Os contos: “A descoberta do conto: a máquina extraviada: parte 1"

Recursos Educacionais
NOMETIPO
A descoberta do conto: a máquina extraviada: parte 1 [Categorias Literárias]Áudio
A história dos objetos – parte 1Vídeo
A história dos objetos – parte 2Vídeo
Recursos Complementares
Biografia do artista Cildo Meireles: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=581&cd_item=1&cd_idioma=28555 Reportagem sobre o artista Cildo Meireles: http://bravonline.abril.uol.com.br/conteudo/artesplasticas/artesplasticasmateria_397848.shtml Biografia do artista Nelson Leiner: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=879&cd_item=1&cd_idioma=28555 Biografia Hélio Oiticica: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2020&cd_item=1&cd_idioma=28555 ADORNO, Theodr. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília. Escrito de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. Durante as atividades o professor deverá observar, incentivar, orientar e avaliar os seguintes aspectos: - desenvolver a análise de informações, formulação de juízo de valor, argumentação, análise e avaliação de argumentos, tomada de decisões, organização e gestão do trabalho e do pensamento; - desenvolver o respeito, cooperação, tolerância nos trabalhos em grupo, respeitando as diferenças de opinião, a democracia, responsabilidade, sensibilidade, organização, ponderação nos trabalhos em grupo; - utilizar o potencial da Internet em pesquisas sobre a temática, analisando fontes de pesquisa, desenvolvendo a criticidade e formação de opinião sobre as informações publicadas na rede. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário