quinta-feira, 31 de julho de 2014

Educação Libertária - "Quando sinto que já sei" Documentário

Quando sinto que já sei
78 minutos, 2014, Brasil.
www.quandosintoquejasei.com.br
facebook.com/quandosintoquejasei

"Aqui, não existe um professor que prepara uma aula.

Existe um provocador: provoca ação;
no sentido de gerar processos melhores, mais efetivos, de aprendizado.

E o que que se estuda?
Tudo.
Tudo que for do interesse daquele grupo.
No seu ritmo, no seu tempo"

https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg&feature=youtu.be&t=13m50s

- - -

"Nossa escola é uma escola livre, uma escola não direcionadora. Aqui, a gente não direciona a expressão do ser. A gente acredita que cada um tem dentro de si a sua evolução e a sua forma de evoluir. Cada um tem a sua forma. O que a gente faz é criar um espaço protegido onde a criança pode expressar quem ela é.

Há trinta e dois anos que estou aqui, então eu sei que o fogo queima, eu sei que na agua pode-se afogar. Eu sei o que pode e o que não pode fazer. Então, uma escola livre não é algo:

'Wooowooo, eu faço o que quiser nessa porra, caralho !!!' [ grifo meu ]

Não, tem muitas regras aqui. E tem disciplina, e tem ordem.Cada coisa que eu pego, eu guardo. Aqui não xingamos, aqui não batemos, aqui não desrespeitamos alguém.

>>> São limites que na verdade não limitam.Por exemplo: não corremos dentro da sala, mas corremos fora. Você sempre pode fazer o que você quer, mas com respeito, no lugar correto, na forma correta: EM COMUNHÃO.

["Comunhão"... parece que é a boa...o Antonio Negri disse a mesma coisa na palestra dele esse mês aqui na Casa de Rui Barbosa !]

Não pulamos da janela, mas pulamos da casinha no parquinho, ou na cama elástica.Não comemos dentro da sala, mas comemos na cozinha.
Cada coisa tem o seu lugar.

Então, ao mesmo tempo que a criança ganha sua força de expressão, ela também aprende a conviver em respeito e em harmonia com todos os outros. Aqui você vê crianças de um ano até treze anos convivendo em harmonia, com respeito um pelos outros.

https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg&feature=youtu.be&t=54m5s
- - -

Segue o papo com "Liberdade não existe sem o auto-poder"... =)




===================================

Quando sinto que já sei
78 minutos, 2014, Brasil.
www.quandosintoquejasei.com.br
facebook.com/quandosintoquejasei

===

O documentário “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.

Projeto independente, o filme partiu de questionamentos em relação à escola convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana estavam sendo deixados fora da sala de aula.

Durante dois anos, os realizadores visitaram iniciativas em oito cidades brasileiras – projetos que estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade.
A etapa final do projeto foi financiada com a colaboração de 487 apoiadores pela plataforma de financiamento coletivo Catarse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário