domingo, 14 de fevereiro de 2016

Ninguém é consciente sozinho - Ernani Maria Fiori

- Ernani Maria Fiori
(prefácio à "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire)

---

Aqui ele fala de CONSCIÊNCIA como conquista da própria história de vida através do dominio da NARRATIVA e da comunhão desta com "o outro de si" através do DIÁLOGO!

---

"A inter-subjetivação das consciências é a progressiva conscientização, no homem, do 'parentesco ontológico' dos seres no ser."

Genial !!!

É o que eu tô sempre falando!

Que a noção de sujeito é completamente ilusória. Agnt não tem outra razao de ser no mundo além de ir em direção ao nosso instinto, a nossa intuição, em direção a um chamado que vem da história do nosso passado ancestral, mas que é entoado para nós como o nosso próprio futuro, como a realização de nós mesmos, como um encaixe ontológico do nosso ser em uma história de vida coletiva da humanidade, onde temos um papel a representar (uma fração de uma consciência coletiva que nos é dada como papel de tornar presente no nosso corpo, através dele)

Por isso eu digo que não há escolhas (só as escolhas erradas, claro...) acho q se agnt estiver consciente do "papel" de cada um, todas as decisões e escolhas possiveis já foram tomadas por antecipação. Bastaria agnt ter coragem de assumir em discurso e em corpo.

- - -

1/3
- - -
2/3
- - -
3/3

= = = Livro Pedagogia do Oprimido

Nenhum comentário:

Postar um comentário