https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206188577696452&set=a.10204369838549110.1073741857.1324551686&type=3
Por uma ecologia da aprendizagem humana –
o
amor como princípio epistemológico em
Humberto Romesín Maturana
VALDO BARCELOS
Este texto é a síntese de alguns anos de estudos e pesquisas onde as
idéias do pensador chileno Humberto Romesín Maturana são tomadas como uma
referência importante para o entendimento do processo educativo. A ênfase é buscar
contribuir para a construção de um processo de aprendizagem humana, que tenha
como ponto de partida alguns valores como: solidariedade, cooperação, acolhimento e
reconhecimento do outro. Neste texto, discuto a idéia de Maturana do amor como o
princípio epistemológico para a construção de uma aprendizagem que privilegie a
cooperação entre os seres humanos e não a competição. Esta idéia está ancorada na
tese de que nos construímos humanos não pela competição e sim pela cooperação.
Descritores – Humberto Maturana; aprendizagem humana; amor e epistemologia.
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/494/363
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206188577696452&set=a.10204369838549110.1073741857.1324551686&type=3&theater
https://fbcdn-photos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-0/p526x296/11025184_10206188577696452_3190319331312289247_n.jpg?oh=c59033dfbf3802561393d650eb03635d&oe=56E10932&__gda__=1461567852_83ef4dc9ea2d75f1b0fd552b7d89d1ac
Nenhum comentário:
Postar um comentário