“funcionário do mês” – Johanna Döbereiner | for everyone |
Johanna Döbereiner, brasileira naturalizada, está entre os cientistas brasileiros mais reconhecidos e citados no exterior. Trabalhou com microbiologia do solo, em especial a identificação e o estudo das bactérias fixadoras de nitrogênio em associação com raízes de plantas leguminosas e gramíneas.
O uso desses microorganismos para fixação biológica do nitrogênio no cultivo da cana de açúcar e da soja garantiram um enorme desenvolvimento econômico e biotecnológico para o país. No primeiro caso, foi fundamental na implementação do Programa Proalcool. No segundo, permitiu o cultivo de leguminosas sem uso de fertilizantes nitrogenados, o que significou grande economia por parte dos produtores, redução da poluição ambiental e alimentos mais saudáveis.
Seus trabalhos lhe renderam assento na Academia de Ciências do Vaticano desde 1978 e indicação para o Prêmio Nobel da Paz em 1997. Em 2001, cientistas mexicanos e alemães homenagearam a pesquisadora ao nomear duas novas espécies de bactérias fixadoras de nitrogênio, a Gluconacetobacter johannae sp e a Azospirillum doebereineraesp.
A pesquisadora faleceu em 2000 com o Mal de Azheimer e no ano seguinte foi criado o evento anual Semana Científica Johanna Döbereiner pela Embrapa Agrobiologia. Veja aqui as informações para a IX edição do evento que ocorre no próximo mês, de 19 a 23/10/09.
Boas fontes de informação sobre Johanna Döbereiner e sua pesquisa:
- página de notáveis do Canal Ciência (do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia): com entrevista concedida a Carlos Chagas Filho, que integra o livro Cientistas do Brasil da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), e link para os arquivos históricos da Embrapa;
- artigo A pesquisa que revolucionou a agricultura, publicado na revista Scientific American Brasil;
- arquivo da revista Veja Online: com biografia da pesquisadora, descrição dos trabalhos realizados, galeria de fotos, animação que ilustra o processo de fixação de nitrogênio pelas bactérias nitrificantes introduzidas nas sementes de soja e uma série de depoimentos em áudio e vídeo sobre a cientista feitos por pesquisadores, agricultores e políticos;
- CD-rom Johanna Döbereiner: 50 anos dedicados à pesquisa em Microbiologia do Solo, produzido pela Embrapa Agrobiologia em 2003 e financiado pela Faperj;
- artigo da revista Pesquisa Fapesp que mostra um dos desdobramentos mais recentes da pesquisa de Johanna;
- vídeo do programa Globo Ciência sobre a vida e o trabalho de Johanna Döbereiner (assista abaixo, dividido em dois blocos). Esse programa integrou uma série exibida no primeiro semestre deste ano sobre grandes cientistas que atuaram no Brasil nos últimos dois séculos.
“funcionário do mês” – Johanna Döbereiner
in
http://ciencianamidia.wordpress.com/2009/09/10/funcionario-do-mes-johanna-dobereiner/
Nenhum comentário:
Postar um comentário