O que é Semi Ótica:
Astronomia e Meio Ambiente
Palestra com Jorge de Albuquerque Vieira no Planetário de SP.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
***************************************** ********** Ontologia Sistêmica ********** ***************************************** Versão : 04/07/2007 Professor: Jorge de Albuquerque Vieira Autor : Leandro Salvador ( leandrosalvador.com.br ) ------ Livros ------ - Luis Washington Vita, Introdução à Filosofia, cap. 1 (Introdução à Filosofia) e 3 (Teoria do Conhecimento) - Jorge (professor) --> livraria Cortez - Revista Semiótica, n. 52, vols. I e II, págs. 7 a 47 - Mario Bunge - A World of Systems (vol. 4) - Ontology (vol. 3) - Ciência e Desenvolvimento - Keuneth G. Deubigh - Avanir Uyemov - Eric ???, Evolução e Consciência - ???, Os Dragões do Éden - Abraham Moles - A Criação Científica - Jakob von Uëxkull / Thure von Uëxkull - revista Semiótica - A Stroll through the world of the animals and men - Um Passeio pelo Mundo dos Animais e dos Homens - Ramón y Cajal - Myrdene Anderson - Martin Kranpem - Thomas Sebeok - Joseph Ransdell - Helmet Pape - Felicia Kyuse - Edgar Morin - Ilya Pregogne - Gregoire Nicolis - Carl Sagan - Erich Jantsch - Paul MacLean - Hermann Haken - Abraham Moles - Heins von Föerster - Henri Atlan, Entre o Cristal e a Fumaça - Carl Sagan, Os Dragões do Éden <<<--- - Freeman Dyson - Infinito em Todas as Direções - Edgar Morin & Massimo Piattelli - A Unidade do Homem (3 volumes) - Mássimo Piattelli & Palmarini - Teorias da Linguagem e Teorias da Aprendizagem: o debate entre Chomsky e Piaget - ed. Cultrix, 1975 - Jacques Mehler - A Unidade do Homem Volume 2 - O Cérebro e Seus Universais - Changeux - O Homem Neuronal - Carl Sagan - Os Dragões do Éden - Revista Semiótica - Volume 89-4 (1992) - Special Issue: Jakob von Uexküll - A Stroll throught the Wolrds of Animals and Men - p/302.205/s - 1992/v.89/n.4 - ISSN 0037-1998 - Editora: Mouton de Gruyter - Berlin - New York - Journal of the International Association for Semiotic Studies ---------- 06/03/2007 ---------- * Conceitos - ontologia sistêmica - proposta por Mario Bunge - proposta de transformar a ontologia em algo científico - e não meramente filosófico, como é a ontologia - ontologia - é uma ciência (do) geral - é uma teoria do "ser" - ontologia x física - ontologia --> formula a teoria - física --> pressupõe - exemplo --> teoria do espaço e do tempo - ontos --> ente, ser, coisa - realidade - é formada por - coisas - mudanças - coisas que mudam - permanência - tendência que as coisas têm de "ser" - se para permanecer as coisas precisam mudar - então elas adaptam-se - conhecer --> elaborar a realidade para permanecer nela - domínio do ôntico - domínio das coisas - quando operamos intelectualmente sobre uma coisa - ela torna-se um objeto - domínio do ontológico - domínio dos objetos - realismo crítico - tem a realidade como algo elaborado - e não como algo dado - por maior que seja o conhecimento sobre uma coisa - as raízes desta coisa continuam ônticas - indistingüibilidade - rótulos dados em física para uma determinada coisa que, encaixando-se numa determinada lista de atributos, são rotulados indistintamente como uma mesma coisa, sob um mesmo rótulo - busca por explicação - neocortical - característica de animais com tentáculos - homem - macaco - elefante (tromba) - polvo - alguns animais não têm essa característica - função de transferência - mão - palma --> maior resolução - costa --> maior transferência - cada espécie viva desenvolveu suas funções de transferência próprias - matemática - questão - está na cabeça do matemático - ou está no mundo - e o matemático, às vezes, a percebe - equações não-lineares - não têm método para se resolver - só têm resolução através da tentativa e erro * Atomismo x Holismo x Sistemismo - atomismo - crença dos gregos - as coisas podem ser decompostas em outras coisas menores - até chegar-se a uma coisa indivisível --> átomo - sai do todo para a parte - holismo - crença de que é possível à partir de partes (coisas) já divididas - reconstruir o todo - sai da parte para o todo - diz que não é possível analisar o todo através das partes - diz que o todo age sobre a parte - reducionismo - sistemismo - junção entre atomismo e holismo - anti-reducionista - não dá para remontar o todo juntando as partes - nega que a ação de que "o todo age sobre a parte" seja instantânea - exemplo - coisas muito primitivas relacionam-se e, a cada nível, adquirem novas propriedades - hidrogênio - oxigênio - água - copo d'água --> viscosidade, tensão superficial... * Definição de Sistema (segundo Avanir Uyemov) - 1. seja um agregado qualquer de coisas --> (m) - coisas como objetos materiais, idéias, sentimentos, literalmente qualquer coisa - 2. esse agregado é um sistema --> S - 3. quando --> = - 4. por definição --> df - 5. existir um conjunto de relações --> [R - 6. agindo nos elementos do agregado --> (m)] - 7. de modo a permitir o surgimento de uma ou algumas propriedades coletivas e/ou partilhadas --> P - fórmula --> (m)S = df [R(m)]P ---------- 13/03/2007 ---------- * Comentários - conhecimento científico precisa do conhecimento filosófico - sistemas podem ser - isolados --> não trocam nada com ninguém - não troca matéria nem energia - fechado - troca energia - não troca matéria - aberto - troca energia e matéria - considerando ciência e arte como sistemas - são sistemas abertos - a única maneira de arte e ciência evoluirem - é fazer ontologia - grandes revoluções científicas - toda inovação exige esse exercício filosófico - a ontologia suporta a ciência e a arte - sem filosofia não é possível fazer arte ou ciência - hipóteses ontológicas não podem ser testadas no sentido da ciência - essência - é aquilo que é independentemente da nossa percepção - entropia - grau de desorganização de um sistema - cálculo da entropia na física (2a Lei da Termodinâmica) - calcula a tendência que o sistema tem de homogeneizar-se / desorganizar-se - relativa à maneira como as coisas se arrumam - e não só à troca de energia - organização x desorganização - a complexidade inerente a um processo de organização - aparenta ser maior do que aquela inerente a um processo de desorganização - todo processo real pode ser - comportado --> determinista - complexo --> ruído * Avanir Uyemov - holismo - o todo é sempre um pouco mais do que a soma das partes - por definição - antes de "df" --> aquilo a ser definido (definiendum) - depois de "df" --> aquilo que define (definiest) * Hipóteses Filosóficas na Construção da Arte e da Ciência (Mario Bunge) - 1. Objetivismo Realista Crítico (Gnosiologia) - esta é uma postura, dentre outras, dentro da Teoria do Conhecimento - outra postura é ser Idealista - objetivista --> leva em conta o objeto - realista --> trata-se de objetos reais - crítico --> o acesso aos objetos se dá através dos signos - acessamos o objeto imediato, não o objeto em si - objeto dinâmico (Peirce) é o objeto em si - 2. A Realidade é Sistêmica (Ontologia) - significa que tudo aquilo a que temos acesso é sistêmico - 3. A Realidade é Complexa (Ontologia) - complexidade é uma questão antiga - complexo significa --> tecer tecido - na concepção sistêmica de Avanir Uyemov - é a relação R - se a humanidade não aprender a lidar com a complexidade - corre-se o risco de extinção - estamos entropizando o planeta - destruição ambiental - esperança - toda equação de evolução em processo complexo - é uma equação não-linear - toda equação não-linear costuma ter resultados imprevisíveis - natureza e realidade - não são simples - são extremamente complexas - estamos imersos numa realidade de altíssimo grau de complexidade - evolução - sistema objetiva permanecer (sobreviver) - novos seres conforme evoluem absorvem novos graus da realidade - ser humano - aparenta ser o "ser" mais próximo da realidade - a realidade, porém, é muito mais complexa do que a percepção humana - existe uma teoria de que a realidade está ficando cada vez mais complexa - Newton (física) - realidade estaria ficando cada vez mais simples - física - resolvia sistemas muito específicos - exemplo --> movimento planetário - sistemas conservativos - perdiam pouca energia - suas propriedades eram pouco alteradas - pensa em termos ideais - mas a realidade é mais complexa! - física newtoniana - não é simples - mas foi interpretada erroneamente como simples! - Freud - cometeu este erro - utilizou a teoria (física newtoniana) da hidrodinâmica - na 2a metade do século XIX estava em alta - Michael Pollany - criador do conceito de conhecimento tácito - seria aquele conhecimento que não pode ser comunicado através das formas de comunicação existentes - um cientista não consegue comunicar tudo que ele sabe - "objetividade em Ciência é uma perigosa ilusão" - livro --> A Dimensão Tácita - se os biólogos, químicos e etc. tentassem fazer mais as suas próprias ciências - e não fazer física - suas ciências estariam muito mais evoluídas - energia potencial x energa cinética - mecânica - mas o mundo não se reduz à mecânica - exemplo - fórmula --> n = 1 - (T2 / T1) - tal que T1 > T2 - Temperatura Sol --> 6000 K - Temperatura Terra --> 300 K - rendimento do sistema Sol-Terra n = 1 - (300 / 6000) = 0,95 - ou seja - o rendimento deste sistema é de 95% - muito maior do que a termodinâmica newtoniana conseguiu produzir na prática - 4. A Realidade é Legaliforme - a realidade se comporta segundo leis - para o idealista as leis naturais são criações do sujeito - tratam de objetos ideais - por serem ideais, são subjetivos --> vão da cabeça do sujeito - estudam a lógica e a matemática - criações humanas - para o objetivista a lei existe em si mesma - o enunciado da lei geralmente não corresponde à verdadeira lei - Peirce - o universo começa num grau de entropia máxima - porque todas as probabilidades são iguais - idealismo x realismo - idealismo - leis psíquicas dão origam às leis físicas - realismo - leis físicas dão origam às leis psíquicas - encontrar traços do real no psíquico é fácil - encontrar traços da mente no real é difícil - propõe o idealismo objetivo - fusão do idealismo com o realismo - a mente contém as leis - nós não temos as idéias - são as idéias que nos têm - coerência entre sistemas - o sistema da nossa mente - tem que ser coerente com o sistema da realidade - afinal vivemos na realidade - por mais que não a compreendamos plenamente - conforme o tempo passa - o universo se "acalma" - entropia diminui - começam a traçar-se as leis do universo - repetição - se o sistema é caótico - não há leis que o explique - isso é o caos determinístico - ao contrário do universo newtoniano - que não é caótico! - mapa logístico Xn+1 = a * Xn * (1 - Xn) - se 3 < a < 4 --> caos! - a --> atrator caótico - cria uma parábola - processo estocástico - regido por probabilidades - exemplo --> linguagem natural humana - tem entropia média - não tem entropia máxima - se todos os signos tivessem a mesma probabilidade de ocorrer - não haveria linguagem - tem sintaxe - logo tem lei! - criam hierarquias - a língua muda - demora +- 300, 400 anos - a probabilidade de cada signo muda - mas demora - processo ergódico - processo estocástico cuja distribuição de probabilidades é estável no tempo - a linguagem humana - gírias - não costumam ficar na linguagem - aquelas que perduram é que alteram a probabilidade - processo aleatório - ausência total da lei - "caos grego" - não é o caos determinístico - para Peirce - o universo começa no caos aleatório - e vai adquirindo leis ao longo do tempo - morte de estrelas - 1 Sol --> anã branca - 1 a 3 Sóis --> [super novas] - > 3 Sóis --> buraco negro - ser humano - é o resultado do universo codificado ---------- 20/03/2007 ---------- * Complexidade e Realidade - o que nós vemos depende do nosso estado evolutivo - a "visão" do real - tem a ver com as necessidades evolutivas - que nos garantem vivos - nos permite interagir com a realidade - faz uma interface entre o sistema vivo (aberto) e a realidade - cada espécie viva - percebe a realidade de uma forma diferente - realidade - é complexa - não tem a menor obrigação de encaixar-se nas nossas necessidades - para sobreviver, nós é que temos que nos adaptar à realidade * Umwelt (Jakob von Vëxkull) - welt --> mundo - um --> em volta de - umwelt --> o mundo em torno - é um erro um ser vivo tentar entender o mundo de outro ser vivo - sem conseguir colocar-se no lugar do outro - o aparelho perceptivo é diferente - inclusive entre seres vivos da mesma espécie! - existem animais que apenas percebem informações/diferenças puras - exemplo - sapo faminto que não percebe a presença de insetos estáticos - pigmeu que vivia numa floresta densa - umwelt não estava adaptado a perceber grandes distâncias - búfalo distante é percebido como um inseto diferente - não é meramente um mundo subjetivo - há uma face objetiva e outra subjetiva - existe uma conexão com o mundo até o âmago do ser * Evolução Humana - abandonou a dimensão meramente biológica - mamífero - grande percepção está no olfato - infância humana - é mais fortemente resgatada pelo olfato do que pela visão - principal canal de comunicação humana - eletromagnética - olho --> transdutor "notável" - principal ferramenta humana --> visão - savana - principal mecanismo para perceber o ambiente - luminosidade externa - sinal - conjunto de diferenças ordenadas no tempo - percepção humana - não percebe a intensidade - percebe apenas as variações de intensidade - não percebe o sinal - percebe apenas a função logarítmica do sinal - agressividade - animais muito agressivos precisam de um fator de afetividade para sobreviver - cães e homens - relacionam-se muito bem - porque ambos são predadores - principal função --> demarcar território - cão --> conseguiu estabilizar sua função de agressividade - homem --> tende à auto-destruição - leis do mundo - há leis no mundo que não dependem de nós (humanos) para existir - nossa percepção é capaz de captar e interpretar algumas delas - comunicação humana - surgiu como uma necessidade de sobrevivência - hipótese - macacos gritavam para comunicarem-se na savana - para alertar os outros sobre a existência de predadores - informação - é a diferença - racionalismo - aparentemente o ser humano é racional - mas age "pior" do que muito mais animais no aspecto emocional * Objetos - reais - têm espacialidade - têm temporalidade - não dependem da existência humana para existirem - realismo - acredita que as leis fundamentais são as da física - ideais - não têm espacialidade - não têm temporalidade - dependem da mente humana para existirem - idealismo - acredita que as leis fundamentais são as da psicologia - idealismo objetivo - "ancorado" no mundo - axiológicos (de valor) - axiologia em filosofia --> teoria dos valores - difícil classificação - exemplo - justiça - estética - ética * Cosmologia - 1o o ser encanta-se pelo objeto --> estética - depois o ser tem que aceitar o objeto --> ética * Umwelt Humano - percepção ótica do universo - luz a 300.000 km/s - luz solar demora 8,5 minutos para chegar à Terra - quando vemos/mergulhamos no espaço - mergulhamos simultaneamente no tempo! - quando vemos o Sol - vemos na verdade a imagem do Sol a 8,5 minutos atrás - percebemos o fundo do abismo do espaço - em 15 bilhões de anos - este é o nosso Umwelt eletromagnético - 1 volta da galáxia - 200 milhões de anos - matéria total da galáxia - equivalente a +- 3,1 trilhões de Sóis - raio do universo - +- 15 bilhões de anos luz - universo - +- 1 trilhão de galáxias - galáxias distantes - extremamente perturbadas - quazars - avermelhadas - matéria perturbando a comunicação eletromagnética - matéria filtra a luz - tende a levar a luz ao vermelho - vermelho = afastamento (efeito Dobbler-Fizeau) - supõe-se que há muita matéria entre a nossa galáxia e as distantes - mas Hubble descobriu que não é o caso - e descobriu o efeito Dobbler-Fizeau - toda vez que um transmissor e um receptor se aproximam - a percepção da freqüência aumenta - ótica --> esverdeamento - toda vez que um transmissor e um receptor se afastam - a percepção da freqüência diminui - ótica --> avermelhamento - depois aquietam - tornam-se grandes emissoras de ondas de rádio - há uma linha evolutiva galática - universo é instável - pq há elementos complexos que não são mais "fabricados" pela natureza? - hipótese - porque no passado o universo era extremamente instável - e agora está estabilizando - Big Ben - expansão do universo - diminui a energia do universo - porque a expansão gasta energia - depois de +- 700.000 anos - matéria e energia se separaram - energia pura --> se comporta de uma maneira - matéria --> se comporta de outra maneira - espaço e tempo - seriam funções do universo - assim - matérias não são funções do espaço x tempo - mas sim o próprio espaço x tempo - temperatura da radiação de fundo x temperatura de antena - 2,78K ~= 3,00K - seria a temperatura do que restou do Big Ben após 700.000 anos - 2 evidências da expansão do universo - 1. avermelhamento - 2. 2,78K - quando um sistema grande de alta complexidade está em expansão - ele produz seus próprios subsistemas - coevolutivamente - acontecem ao mesmo tempo - universo - novas estrelas surgem - enquanto sistemas estelares evoluem - hominida - cria a própria sociedade - enquanto as espécies vivas evoluem - formação de estrelas - colapso gravitacional entre nuvens de pó - adensamento maior --> aumenta gravitação --> surge nucleação --> atrai + matéria --> surge estrela - protoestrela - núcleo mais quente - periferia mais fria - perceptível através de infra-vermelho - gravitação adensa partículas da estrela - núcleo aumenta - temperatura aumenta - fusão do Hidrogêneo transforma o núcleo em Hélio (2 prótons + 2 elétrons) - começa a emitir radiação - num determinado momento a radiação "foge" da estrela - bola de Hidrogêneo com núcleo de Hélio - daí surge uma estrela! - fusão termonuclear de Hélio com Hélio - produz Lítio e Carbono - quando a estrela entrar em colapso e produzir ferro 56 - devido a uma pressão de natureza quântica - ao invés de produzir energia - passará a absorver energia - a parte externa da estrela é ejetada - sobra uma "bolinha" central de +- 50.000K - vira uma anã branca - perde + energia - vira uma anã marrom - morte da estrela - pressão quântica interna aumenta - estrela funde-se em seu próprio núcleo --> colapsa - forma ferro 56 - absorve energia - conservação do momento angular - velocidade de rotação mantém-se - se a estrela diminui - então o tempo de 1 rotação diminui! - princípio de exclusão de Pauli - estrelas com massa entre 1,4 e 3,0 massas do Sol - são Super Novas que ser tornarão Pulsares - prótons e elétrons fundem-se em nêutrons - toda vez que há uma densidade de corrente (elétrica) - provoca um turbilhão magnético - no espaço que está em volta - como estrela está em crise - prótons e elétrons movem-se em velocidade máxima - velocidade da luz é a velocidade máxima - campo magnético gira muito rápido - emite "radiação sincroton" - radiação pulsar - ocorre em estrelas de nêutron - intervalo entre os pulsos é sincronizado - estrelas com massa < 1,4 massas do Sol - são Anãs que se tornarão Anãs Brancas - prótons e elétrons mantém suas características - estrelas com massa > 3,0 massas do Sol - colapsam mais do que uma estrela de Nêutron - não emitem radiação - mas, pelo contrário, absorvem energia - criam buracos negros (black holes) - representação tridimensional - 2 dimensões espaciais (x,y) e 1 dimensão espacial - no tempo a dimensão da estrela diminui - forma uma espécie de vórtex - é a criação do buraco negro - é a estrela colapsando - hipóteses - buraco negro em rotação - faz ligação entre diferentes universos - livro: Corações Solitários da Galáxia ---------- 27/03/2007 ---------- * - Werner Mende - ecólogo - Benjamin Gal-Or - cosmólogo - estrela - reator de fusão - grau de complexidade - como de uma cebola - camada + externa --> < complexidade - camada + interna --> > complexidade - camada estelar - última camada - é aquela por onde o fóton passa "pela última vez" antes de perder-se no Universo - Júpiter - emite + radiação do que recebe - talvez seja uma "pseudo-estrela" - uma estrela que não deu certo - injeção de sinal - num sistema linear - um sinal entra e sai - dois sinais entram, se sobrepõe, e saem - num sistema não-linear - o sinal que entra sai com + alguma coisa! - exemplo - rede neural - alguns grupos (caminhos neurais) são mais estimulados do que outros - a interação entre os caminhos neurais é não-linear - memória do sistema - todo sistema tem uma memória - quando um sinal passa por um sistema - ele sofre alguma interferência - funções de resolução - são funções de transferência otimizadas - mão - costa --> baixa resolução --> baixa percepção da realidade - palma --> alta resolução --> alta percepção da realidade - corpo humano - tem principalmente funções de transferência - mas às vezes - por uma questão de sobrevivência - precisa evoluir para funções de maior resolução - memória - função de memória - armazena o passado - é uma função linear - mesmo que de alta complexidade, ainda assim é linear! - "o estado que vive-se agora é uma função da memória passada" - Se ---> [M] ---> Ss - memória baseia-se em estados do sistema - cada estado depende de estados mergulhados no tempo (no passado) - função de transferência baseia-se na memória - sinal de saída (Ss) - é a deformação entre o sinal de entrada (Se) e a função de transferência - decisões do futuro dependem - das experiências do passado - com o sinal de entrada (Se) - para aumentar a resolução - tem-se que trabalhar com a memória - de forma que a memória não interfira e distorça o sinal de entrada (Se) - mas se excluir-se a memória do sistema - descaracteriza-se o sistema enquanto sistema - pois retira-se a variável tempo do sistema - para aumentar a resolução, portanto - precisa-se trabalhar com a memória (M) do sistema - de forma a não interferir-se "muito" no sinal de entrada (Se) - psicanálise - trata justamente da função memória (M) - é uma tentativa de permitir ao indivíduo compreender sua memória (M) - e ter um sinal de saída (Ss) - com menor interferência - e (conseqüente) maior resolução - em outras palavras - aumentar a compreensão do sistema! - vida - hipótese - é a solução à complexidade do sistema - o Universo produziu a vida - a vida é reflexo do Universo - semiótica - é a própria significação da realidade - todo processo de comunicação depende de conectividade - comunicação - ocorre quando 2 sistemas estão conectados - e quando pelo menos 1 destes sistemas muda, de alguma forma (Bunge) - ou seja --> transporta-se algo no processo de comunicação! - complexidade sistêmica - sistema + complexo - do ponto de vista humano --> é o próprio ser humano - há sistemas macro e micro - nível de complexidade diminui quanto mais distante está a "coisa" observada - ou seja - a sociedade humana tem > complexidade do que o cosmos - as interpretações de cosmologia são mais compreensíveis do que aquelas da física quântica newtoniana - espaço x tempo - mistério - não sabemos oq é espaço nem tempo - utilizamos signos para tentar representá-los - Umwelt humano - temos alguma percepção de espaço - mas não conseguimos perceber o tempo! - não sentimos o tempo - oq vemos é o resultado da mudança líquida - é a diferença - é informação (informação = diferença) - Einstein - espaço e tempo surgem com a matéria - a substância primordial da realidade seria a mescla espaço + tempo - mas esta mescla é "estranha" à percepção humana - espaço --> parece ser tridimensional e reversível - tempo --> parece ser unidimensional e irreversível - algo distante no espaço ==> distante no tempo - fórmulas d^2 = x^2 + y^2 + z^2 - o quadrado das 3 distâncias espaciais de um dado ponto d S^2 = x^2 + y^2 + z^2 - (ct)^2 - o sinal de "menos" - denuncia que o tempo é de natureza diferente que a natureza do espaço - c --> velocidade da luz - t --> tempo S^2 = x^2 + y^2 + z^2 + (ict)^2 - tentativa de deixar tudo como "soma" - dado que i = sqrt(-1) - i = "raiz de menos um" - mas a "raiz de menos um" é um número imaginário - problema da fórmula de Einstein - espaço e tempo não podem ser tratados como de categorias iguais - o índice "i" colocado na fórmula "corretiva" acima bem demonstra isso - espaço x tempo - conseguimos espacializar o tempo --> hipérboles, etc. - mas não conseguimos temporalizar o espaço - matemática - real - é a sombra (limitada) dos números reais - imaginário - questão ainda não bem compreendida pelos humanos - real x imaginário - assim como espaço e tempo - são de categorias diferentes - hipersigno - são signos que mostram "coisas" que estão além do nosso Umwelt - exemplo i = sqrt(-1) números imaginários - universo - a expansão do universo - é quem dá a "direção" do tempo - é quem "orienta" o tempo - modelo - bolha inicial em expansão - momento t1 < t2 - o "raio" da bolha em t2 é > que em t1 - temperatura do universo em t1 > que em t2 - ou seja --> esfriamento - em outras palavras t2 > t1 --> eixo do tempo master T1 > T2 --> eixo do tempo da temperatura - quando a temperatura cai a um determinado ponto - matéria e energia se separam - teoria do Big Bang - eixo termodinâmico clássico - estudo da área de física - hierarquia de eixos do tempo - 1. master - 2. da temperatura - 3. termodinâmico - vida - também organiza-se no tempo - tem que respeitar o eixo do tempo - é um processo entrópico - dissipa energia - surge uma hierarquia de eixos do tempo - hierarquia - 1. biológico - 2. psicológico - 3. sociológico - 4. cultural - irreversíveis (irreversibilidade temporal) - governados da transição do passado para o futuro - não há volta no tempo! - crescentes em - complexidade - instabilidade - são tempos em processo (processuais) - e não "o tempo" propriamente dito - comparação - o sistema "cultural" é muito mais complexo do que o "biológico" - o sistema "biológico", por sua vez, é muito mais complexo do que o "termodinâmico" - e por aí vai... - tempo - principal forma de conectividade no mundo - é o tempo! - para voltar ao passado - teria que haver um mecanismo de redução de entropia - e até onde sabemos --> isto não existe! - tempo psicológico - sensação de que "tudo está passando muito rápido" - surge da "atual" produção intensa de signos - não "vivenciamos" toda a hierarquia dos tempos - vamos "na onda" - só percebemos o tempo - quando há alguma mudança brusca - leis sistêmicas - não funcionam de forma determinísticas - não funcionam como as leis de Newton - nao podem ser enunciadas como "causa e efeito" - não são muito bem compreendidas, na verdade! ---------- 03/04/2007 ---------- * Revisão - conceitos fundamentais da ontologia - espaço - tempo - matéria - cosmologia - é, fundamentalmente, uma ontologia - teoria geral dos sistemas - é uma forma de ontologia - que pode receber tratamento científico - funciona como uma ciência geral - procura explicar as outras ciências - Big Ben - se o Universo fosse um sistema fechado - seria aplicável a fórmula dSi >= 0 - ou seja, o Universo seria um sistema isolado - e a tendência é a estagnação - se o Universo fosse um sistema aberto - seria aplicável a fórmula dSi + dSe >= 0 - ou seja, o Universo seria um sistema aberto - e a tendência é a expansão - outra hipótese - o Universo como - um sistema fechado - mas em expansão - assim, haveria transferência de energia entre os sistemas! - teoria de Wemer Mende * Parâmetros Sistêmicos - autores - Mario Bunge - Avanir Uyemov - Kenneth Denbigh - Werner Mende - faz a transição entre a cosmologia e outros sistemas - Freeman Dyson - Humberto Maturana - Francisco Varela - Paul MacLean - chassi neurológico - ... - parâmetro - matematicamente - quantidade numa equação que é ajustável - mas não é uma variável - forma - idéia associada a - características - atributos - parâmetros sistêmicos - são traços comuns entre diversos sistemas - são um ponto de conectividade entre todos os sistemas - características dos sistemas - todo sistema pode ser - aberto - fechado - isolado - sistema aberto - pré-requisito para um sistema permanecer --> deve ser sistema aberto - se ele abre ==> ele interage - se é aberto - ele troca matéria e energia com o ambiente - sistema fechado - troca energia - mas não troca matéria - sistema isolado - não troca energia nem matéria - ou seja, não tem estratégia de permanência - 2 grupos - 1. básicos - características - comparecem em todos os sistemas - independente da idade dos sistemas - 3 parâmetros - 1. permanência - 2. ambiente - 3. função memória / autonomia - 2. evolutivos - características - ... - ? parâmetros - 1. entropia - tendência à impermanência * Permanência - formam uma hierarquia - no topo tem-se o que há de + básico e fundamental no sistema - a isto chama-se permanência - é a tendência que as coisas têm em permanecer no tempo - é a tendência que as coisas têm a "ser" - pergunta ontológica - pq as coisas tendem a ser como são? - no fundo, é o próprio tempo! - é o tempo de duração - é o tempo do ser - não é o tempo do processo - sabe-se que todo sistema, após algum tempo, fecha-se harmoniosamente bem - o tempo de duração depende do tempo do processo - só percebemos o tempo do ser através do tempo do processo - alopoiese - capacidade de um sistema em produzir outro sistema de natureza diversa da dele - autopoiese - capacidade de um sistema em produzir outro sistema de natureza igual à dele - está associada à persistência / resistência no tempo - origem da permanência - é um problema ontológico - principal forma de conectividade no universo - é o tempo! - universo em expansão - resulta em resfriamento - expansão - projeta canais internos por onde a energia pode ocorrer com dissipação (produção de entropia) - energia tem como viajar da parte interna para a parte da superfície em expansão - "coisas" são a válvula de escape por onde o Universo troca energia entre sistemas - é como se o Universo para poder permanecer - exigisse que "coisas" existam para que ele, o Universo, possa permanecer - larga escala - > desorganização - < complexidade - > produção de entropia - 2a Lei da Termodinâmica - em um sistema isolado... - para sistema isolado - se a variação da entropia interna for > ou = a 0 - isso simboliza a 2a Lei da Termodinâmica - para sistemas isolados! - fórmula dSi >= 0 - para sistema aberto - considera a entropia interna e a entropia externa - fórmula dSi + dSe >= 0 - conservação da energia - partindo-se do pressuposto (fórmula) dSi + dSe = 0 dSe = -dSi - conclui-se que - a entropia / energia perdida por um sistema interno - é transferida para o sistema externo a ele - exemplo água - gasoso --> 1(H2O) - líquido --> 2(H2O) - sólido --> 3(H2O) - entropia - água submetida a calor - > calor - > entropia - > desorganização - < organização - gelo enquanto pode mantém sua identidade de gelo - mas para sobreviver - não faz questão de manter sua identidade sólida - permite-se transformar-se para água e, depois, para vapor - a fim de permanecer - ou seja - para permanecer, permite-se mudar! - exemplo professor-aluno - há uma troca - que ocorre em vários níveis - se há esforço mútuo/recíproco - ambos dissipam energia mental - organizam-se outros padrões - > nível de organização mental - > nível de complexidade - < nível de entropia - deve haver disposição para que o outro cresça - isso é uma forma de amor - portanto o amor - > organização - < entropia - apesar de que o amor aceita um bom nível de entropia - para permitir reorganização - exemplo profissional - 3 componentes - 1. racional - 2. afetiva - procure gostar de você mesmo - de modo que você possa crescer - de modo que você tenha oq ofertar ao outro - afinal, vc não vai querer oferecer oq tem de pior ao outro! - 3. afetiva - procure gostar do outro - isso é amor! - exemplo liberdade - liberdade para ir e vir - só é válida se existir um lugar onde possa-se ir e vir! - brincar - é buscar graus de liberdade - é uma busca pelas normas/regras - é uma fase lúdica - há descobertas "gramaticais" - criança com um brinquedo - desmonta --> entropia - remonta --> organização - pequena escala - > organização - > complexidade! - < produção de entropia - sociedade - regimes - ditadura --> entropia mínima - democracia --> entropia média - anarquia --> entropia máxima - entropia x gramática - < entropia = > gramática - > entropia = < gramática - ou seja - a ausência de entropia implicaria em um sistema (social) com regras/leis extremamente rígidas - pouca adaptação a mudanças! - a entropia total implicaria em um sistema (social) completamente sem regras/leis - o bom sistema - é aquele parcialmente organizado - com uma boa reserva de organização - que lhe permita tornar-se adaptativo - conclusão - complexidade de um sistema organizado > complexidade de um sistema desorganizado - > população humana ==> > organização - permanência (24/04/2007) - "O ritual é no tempo, o que o templo é no espaço - Saint Esuperry" - busca por - acolhimento - identidade - gratificação - espécie humana - acolhimento - mulher (enquanto mãe) é altamente capaz de acolher (o filho) - ritual de iniciação - dá "valor" ao novo indivíduo - que ganha identidade - e é inserido no sistema - dentro de um lugar devido - ganhando coerência dentro do sistema - sociedades agônicas - o lugar onde o indivíduo é colocado dentro do sistema - nem sempre é o lugar, ou a função, que o indivíduo quer exercer - mas o sujeito se sujeita a isso - para ter a oportunidade de fazer parte do grupo! - gratificação - é o prêmio que o indivíduo recebe por ocupar uma posição no sistema - no capitalismo --> gratificação = salário - mas no fundo o que o indivíduo quer é ser admirado! - isto é valor! - e tudo gira em torno do valor - valor - é tão necessário aos seres humanos - que para destruir-se uma sociedade - procura-se ferir os valores da mesma! - vinculação - 1o os indivíduos ritualizam de forma a criar vínculos - depois que os vínculos estão altamente forjados - os indivíduos permitem "soltar pra fora" todas as suas respectivas mazelas - e pra relação suportar a exposição a isso - a relação tem que ser forte o bastante - oq só acontece se a relação tiver sido bem ritualizada! * Chassi Neurológico (Paul MacLean) - cérebro humano é composto por 3 sub-cérebros - 1. permanência biológica - herdado dos répteis - características - funcionamento automático - autopoiese - autopoiese reprodutiva - sexualidade - demarcação e manutenção de território - fonte da agressividade - 2. complexo límbico - típico dos mamíferos - características - origem dos sentimentos e emoções + sofisticados - há animais que apesar de não raciocinarem, sentem! - é mais novo e evoluído do que o cérebro réptil - 3. neocórtex - típico dos humanos - características - cresceu não-linearmente nos humanos - possivelmente algum parâmetro crítico foi ultrapassado - quanto + intenso --> + difícil corrigir o caminho - > dificuldade de corrigir erros sistêmicos - raciocínio - linguagem articulada - análise - síntese - surgiu nos últimos 3 milhões de anos - conclusão - os seres humanos herdaram 3 cérebros - réptil --> ficamos com um cérebro antigo e bem construído - límbico --> intermediário - neocortex --> recente e sofisticado - do ponto de vista sistêmico - a única maneira de a humanidade permanecer - é através do vínculo, do amor - esquema evolutivo humano - combina 2 estratégias - 1. quantidade - estratégia R - homem - 2. qualidade - estratégia K - mulher - ambas têm de andar juntas - pois só é possível investir-se na qualidade - se antes tiver-se um amplo universo amostral - de onde possam surgir elementos de alta qualidade - problema - ainda vivemos numa protosociedade humana - não temos uma sociedade humana!!! ---------- 10/04/2007 ---------- * Ambiente - ambiente - sistema que está no entorno de outro sistema (aberto) - sistema que envolve seu sistema de referência - pode ser - imediato - + próximos - mediato - + distantes - fórmula (Avanir Uyemov) (m)S = df [R(m)]P - fórmula (Mário Bunge) S = <m,A,R> - tal que S --> sistema m --> material / agregado A --> ambiente R --> rede de relações - comparação entre as 2 fórmulas - a fórmula de Uyemov diz que a relação R age sobre o material m - a fórmula de Bunge diz que a relação R age tanto sobre o material m como sobre o ambiente A - estratégia de sobrevivência humana - mentira - porque a realidade é dolorosa - a eminência da verdade causa angústia - portanto o ser humano mente, disfarça e finge convenientemente - isso diminui - a dissipação de energia - a entropia - biologia x tecnologia humana - a biologia já desenvolveu a mais tempo muitas das "novas" tecnologias humanas - com > eficiência - melhor uso de energia - de forma auto-sustentável a longo prazo - ou seja, prioriza a permanência! - existe uma relação bidirecional entre o sistema e seu (respectivo) ambiente - ontologicamente - o sistema precede o ambiente - ou seja, mudanças no sistema precedem mudanças no ambiente - ser humano - causa mudanças em seu ambiente - custo --> aumento de entropia no ambiente - ou seja, quem paga a conta é o ambiente! - interação entre sistema e ambiente - sistema sofre alteração ou recebe estímulo - como se fosse um sinal de entrada - daí o sistema devolve um sinal de saída - mas, sinal de saída != sinal de entrada - ou seja, o sistema não é transparente - seria transparente se - sinal de saída == sinal de entrada - átomo de hidrogênio (H) - possui 1 próton e 1 elétron na 1a camada de valência - quando este átomo recebe o estímulo de um fóton - o elétron sobe para a 2a camada - portanto, o átomo fica mais energizado - armazenou o fóton - depois de algum tempo - o átomo devolve o fóton ao ambiente - o elétron volta da 2a camada de valência à 1a camada - característica interessante - o átomo pode devolver ao ambiente o fóton em seu estado original - apenas com uma defasagem no tempo - ou o átomo pode devolver ao ambiente vários pequenos fótons! - assim, um simples átomo de hidrogênio - pode possuir uma função de transferência - que interfere no sinal de entrada - assim, nem mesmo um átomo de hidrogênio é, necessariamente, transparente! * Função Memória - sensibilidade - todo sistema aberto tem que ser sensível a algo - o sistema, portanto, não é vazio, ele é algo - passa a ter uma certa - identidade - memória - conseqüentemente - o sistema elabora - ou seja - o sistema é/possui "algo" - o sistema possui identidade/memória - o sistema elabora a informação que recebe - mesmo que primitivamente - como no nível atômico - função de transferência - tem relação com o tempo - função da memória - conectar o sistema ao tempo - todo sistema tem que ter um fator de temporalidade - para poder ser inserido no seu (respectivo) ambiente - memória (Mário Bunge) - leitura 1 - o estado em que o sistema está agora - é uma construção feita do presente - à partir do passado - ou seja, a memória é uma construção do presente à partir do passado - leitura 2 - todo estado atual do sistema - é uma construção feita a partir de estados passados - por meio da memória do sistema - ou seja, a memória é inferida indiretamente - fórmula E(+) = E(t - 2) * M - seleção - a memória faz seleção - porque seria "impossível" armazenar-se todas as informações que passam por ela (a memória) - seleção x conveniência x permanência - essa seletibilidade é, muitas vezes, uma questão de conveniência - e esta é + uma estratégia de permanência - mentira - memória volátil utiliza muito bem a mentira como estratégia de permanência - esta é uma característica de memórias complexas - pois sistemas que têm memórias + simples - como os átomos - não têm essa característica de seletibilidade - espaço de estado defasado - introduz uma espécie de "ângulo de fase" por interferência do tempo - caráter temporal - a função memória tem um caráter altamente temporal * Autonomia (Função Memória) - função memória x autonomia - função memória --> ??? - autonomia --> ??? - estoque - o sistema estoca informações - para adquirir autonomia - é + uma estratégia de sobrevivência - troca - o ambiente mantém sua própria permanência - e facilita a permanência dos sistemas que com ele interagem - para adquirir autonomia - o sistema utiliza monta um estoque de memórias - memória --> estoque --> autonomia - memória x criação - para permanecer intelectualmente - o ser humano acumula memória - e num determinado momento - +- entre 20 e 30 anos de idade - interrompe o crescimento intelectual - parte direto para a execução - desvalor - produção x conhecimento - quem está na produção desvaloriza quem ainda adquire conhecimento - pois quem está no "conhecimento" não "produz" - produção x produção - entre quem está na produção - a desvalorização surge na "inovação" - quem não "inova" é desvalorizado - é uma estratégia de controle - emprego x sistema capitalista - o emprego atualmente está vinculado à não-inovação - assim, quem inova não tem emprego - conseqüentemente, não há emprego disponível para pessoas com > qualificação! - autonomia x felicidade medíocre - felicidade medíocre - é + uma estratégia de sobrevivência - abrir mão de complexidade - o sistema abre mão de uma certa complexidade - alguns sistemas + complexos não conseguem abrir mão da complexidade - para permanecer - - adversidade x complexidade - humanidade - mundo atual possui > adversidade do que antigamente - esta adversidade é muitas vezes maquiada como - complexidade - luxo - o sistema psico-social é hipercomplexo - mas vivemos no sistema capitalista - e o capitalismo encapsula os valores - e vende outros valores - em outras palavras - o capitalismo absorve alguns valores concretos - e vende outros valores abstratos - mesmo que sejam valores materiais - como dinheiro - esta estratégia adaptativa - pode ser fatal à permanência humana! - pois cada vez + estamos menos adaptados a mudanças! - Antony Exuperiy (autor de "O Pequeno Príncipe") - homens que viveram de um grande amor e de repente se viram privados dele se acostumam por vezes com uma felicidade mediocre - o escravo faz a sua felicidade de um gesto do senhor - crise / perturbação / ruído - é uma interação que perturba a relação entre - ambiente - sistema - perturbação - linear - amortece no tempo - costuma ser absorvida/amortecida pelo próprio sistema - não-linear - se não for controlada - pode ter resultados catastróficos - ressonância - podem surgir crises internas e externas - a ressonância entre crise interna e externa - pode resultar em uma ressonância não-linear - se o sistema não conseguir adaptar-se a esta crise - corre o risco de não conseguir permanecer! - para permanecer - deverá conseguir adaptar-se - humanidade x capitalismo - pouco incentivo à formação de sistemas (humanos) de > complexidade - assim - estamos produzindo poucos indivíduos "criativos" - linha de "raciocínio" - do sistema master (Universo) - para permanecer - eu crio um ambiente - que crie entropia para mim - dos sistemas - para permanecer - é necessário explorar o ambiente - e construir autonomia à partir desta exploração * Humanidade - solução evolutiva que criou a humanidade - veio de um processo de altíssima instabilidade - com a evolução do neocortex - nos tornamos um sistema de altíssima complexidade - como vimos de uma solução extremamente agônica - a componente do "macho alfa" extrapola o nível antropológico - por isso o sistema humano (capitalista) - opera no formato do controle entre indivíduos! - onde uns indivíduos tentam ganhar - onerando outros indivíduos - existe uma relação forte entre o lado "réptil" e o "neocortex" - seria um "erro de projeto" - os 2 cérebros não se falam - assim, somos extremamente hábeis - mas (auto-)destrutivos! - nossa curva evolutiva - é não-linear - tanto enquanto indivíduos - quanto sistemicamente (enquanto humanidade)! - paradigma da solução evolutiva humana - busca constante pela permanência do indivíduo - mas não há atenção pela permanência do ambiente - ecológico - outras espécies também sofrem as conseqüências - sócio-político-econômico - valor - ser humano busca, a todo custo, valor - capitalismo - transporta este valor para o consumo - autonomia - o segredo da vida é o indivíduo descobrir seu valor intrínseco - desvalor - todo processo de dominação - vem de um processo de desvalor - capitalismo - manipula o processo de desvalor - para dominar - assim - os indivíduos buscam valorizar-se dentro do sistema - mas a administração do valor do próprio indivíduo - não deve ser "terceirizada" - pois esta é uma forma típica de - manipulação - controle - dominação - demarcação de território - para dominar, manipular e controlar - trabalha-se com as carências alheias - esta é uma característica da espécie humana - não desvalorizar - é uma espécie de preceito ético, cristão - isso é respeitar o próximo! - livro: Ciência e Desenvolvimento (Mário Bunge) - fala sobre "como destruir uma nação" - 4 subsistemas que compõe uma nação - político - econômico - cultural - biológico - para destruir uma nação - tem-se que atacar o subsistema vital - cultural - problema da entropia - a entropia destrói em poucos instantes - o que o sistema pode ter demorado milhões de anos para construir - com os "subsistemas de uma nação" - o mecanismo funciona da mesma forma! ---------- 17/04/2007 ---------- * Dicas do Jorge como Professor - reconhecer o valor das pessoas - evitar desvalorizar algum indivíduo de graça - não debochar - dar liberdade para perguntar oq quiser - mesmo que tolas - sempre responder numa boa - agir como macho alfa - porém sem ser muito agressivo - levar as coisas numa boa - manter o senso de humor - manter um nível de alegria - independentemente do ambiente - voz - grave - calma - é uma componente semiótica na comunicação - sala de aula - é um território - deve ser conquistado hedonicamente - pois a agonia - rompe a sinergia - e o sistema desagrega * Parâmetros Evolutivos - recordar - Definição de Sistema (segundo Avanir Uyemov) - 1a pergunta - existe um agregado m? - em outras palavras - verifica-se se há um conjunto material para formar um sistema - parâmetro associado --> composição (m) - 1. composição - 5 subparâmetros - 1. composição - 2. quantidade / sinergia - 3. diversidade - 4. diferença / informação - 5. informação média - 2. conectividade - 3. estrutura - 1. coesão - 2. struere - 3. sintaxe - 4. integralidade - 5. funcionalidade - 6. organização * Composição (m) - m é um conjunto de qualquer coisa - desde coisas materiais - até coisas + abstratas - notas musicais --> sinfonia - tons de cores --> pintura - movimentos no tempo --> coreografia - sentimentos - que formam um sistema - aspectos relativos à composição - quantidade de "coisas" que formam o sistema - < quantidade ==> < complexidade - > quantidade ==> > complexidade - homogeneidade x heterogeneidade - < complexidade ==> < heterogeneidade/diversidade - > complexidade ==> > heterogeneidade/diversidade - conclusão - o aspecto quantidade está fortemente vinculado à diversidade da composição do sistema * Quantidade / Sinergia - quantidade x complexidade - sistemas aparentemente simples em relação à quantidade de elementos que o compõe - podem ser altamente complexos em relação à interação dos elementos - sistemas sinergéticos - característica principal --> cooperação - há sistemas altamente complexos e altamente quantitativos (em relação ao número de elementos) - que podem ter uma cooperação entre os elementos que o compõe - contrapartida - < complexidade dos elementos individuais - exemplo - formigueiro - estímulo --> semioquímico - cupim - mecanismo inicial --> difusão - conseqüência --> nucleação - estímulo --> semioquímico - anti-exemplo - humano - estímulo - não é semioquímico - é muito mais complexo - - sinergia - característica de um sistema complexo - geralmente formado por muitos elementos ou muitos subsistemas - que conseguem trabalhar em conjunto de forma cooperativa - difusão - mecanismo relacionado à facilitação de espalhar um sinal - expansão --> difusão - contração --> nucleação - humanidade - quem difunde e nucleia informação - é um líder! - nucleação - - fluxos de informação / comunicação - são processos que passam pelos mecanismos de - difusão - nucleação - isso ocorre tanto em sistemas simples - quanto em sistemas complexos - como sistemas sociais - humanidade * Diversidade - quantidade x diversidade - diversidade - refere-se não ao número de elementos que compõe o sistema - mas sim aos tipos de elementos - é uma solução evolutiva para melhorar o grau de adaptabilidade do sistema - exemplo - reprodução sexuada - carga genética de cada indivíduo - altamente complexa - fusão de 2 cargas genéticas - aumenta a adaptabilidade do indivíduo no sistema - adaptabilidade - aumenta a permanência do indivíduo no sistema - especialista x generalista - ser extremamente especialista ==> diminui adaptabilidade - homogeneidade x complexidade - sistemas complexos - tendem a ter > adaptabilidade - mas por outro lado - tendem a ter < estabilidade - inclusive sinergética! - tornam-se sistemas não-lineares - que podem inclusive auto-destruir-se! * Diferença / Informação - decorre diretamente da idéia de diversidade - para o realismo objetivista - diferença = informação - percepção/sentidos dos seres vivos - está toda baseada na idéia de variação! - olho sapo x olho humano - sapo - não é capaz de perceber insetos parados - humano - percebe coisas paradas - porque o olho humano realiza micro-vibrações! - informação - é um pedaço de conhecimento - a diferença entre informação subjetiva e objetiva - teoria da informação (Claude Shannon) - foi criada como uma "teoria matemática da comunicação" - baseou-se na idéia de "comunicação humana" - que por sua vez utiliza linguagem natural - percebeu que os signos ocorrem de uma maneira +- estável - distribuição de probabilidade - varia de idioma para idioma - ou seja - cada linguagem natural falada por seres humanos - possui sua própria distribuição de probabilidade - que funciona como uma assinatura da língua - processo estocástico - é aquele regido por probabilidade - probabilidade - ou é um estado de incerteza/ignorância do sujeito --> postura subjetivista / idealista - ou é uma característica objetiva do mundo --> postura objetivista / realista - idealismo x realismo - quem nasceu primeiro --> o mundo (objeto) ou nossa cabeça (sujeito)? - antes da relação sujeito x objeto aparecer - o mundo já existia - portanto o objeto vem antes do sujeito - e conseqüentemente a visão realista é mais coerente do que a idealista - processo ergódico - é aquele que é estocástico e a distribuição de probabilidade é estável ao longo do tempo - toda vez que um sistema conceitual (teoria) é criado - ele tem que partir de algum ponto - geralmente parte-se de pontos de evidências que não têm necessidade de ser provadas - que por mais inexplicáveis que sejam - são constatadas - assim cria-se um "postulado" - Shannon partiu de 2 postulados - 1. informação - é aquilo que é novo - e, portanto, é improvável! - fórmula I(xi) @ (1 / p(xi)) - I --> a informação - (xi) --> associada sobre um signo - @ 1 / --> é inversamente proporcional - p(xi) --> à probabilidade de ocorrência deste signo - ou seja - quanto > a probabilidade da informação - < a informação - fórmula I(xi) = f[1 / p(xi)] - função - é um conjunto de operações feitas sobre algo - para conseguir-se outro algo - questão - qual é a função? - 2. gramática - fórmula (probabilidade de par) I(xi e yj) - I --> informação - xi --> associada a um signo xi - yj --> e associada a um outro signo yj - fórmula (probabilidade condicional) f[p(xi)] + f[p(yj|xi)] - f[p(xi)] --> a função da probabilidade de ocorrer o signo xi - f[p(yj --> mais a função da probabilidade de ocorrer o signo yj - |xi)] --> mas quando yj ocorre - deve satisfazer a probabilidade de ocorrência de yj - mas levando em consideração que antes de yj ocorrer - ocorreu o signo xi - isto é a faixa de ocorrência intersimbólica - em outras palavras --> isto é gramática!!! - quando um signo ocorre - devido à ocorrência da sintaxe - ele (o signo) condiciona a ocorrência de um outro signo - redundância - a redundância de um determinado signo - é a base para disseminar a diversidade semiótica - significa vigor da linguagem - e não mero desperdício! - fórmula (logaritmo) I(xi) = -log p(xi) - I(xi) --> a informação associada ao signo xi - = -log --> tem que ser igual a menos o logaritmo - p(xi) --> da probabilidade de ocorrência do signo xi - faz sentido para a linguagem natural humana! a^x = N ==> x = log_a(N) a^x = N ==> x = log_a N a^y = M ==> y = log_a M a^(x + y) = N * M x + y = log_a (N * M) log_a N + log_a M = log_a (N * M) - percepção dos seres vivos (Umwelt) - é logarítmica! - e a percepção percebe informação - portanto é coerente que a informação obedeça uma escala logarítmica - lei de Pogson - visão - logarítmica - fórmula L = log (I2 / I1) - L --> luminosidade - = log --> é igual ao logaritmo - (I2 / I1) --> da divisão entre a intensidade da luminosidade 2 pela intensidade da luminosidade 1 - portanto - se a luminosidade de uma lâmpada 2 é o dobro da luminosidade de uma lâmpada 1 - o olho não perceberá que a intensidade de uma é o dobro da outra --> 2 / 1 - mas sim o logaritmo de 2 --> log (2 / 1) - lei de Fechner - audição - logarítmica * Informação Média - média - oculta informação - médias - aritmética - divide a soma dos valores pelo número de elementos - ponderada - da um peso diferente para cada elemento - que será multiplicado pelo respectivo valor - e o valor total será dividido pela soma dos pesos - fórmula X = {xi} - X --> mensagem - {xi} --> alfabeto / signos - fórmula (informação média) z Im = E (p(xi) * I(xi)) i=a - Im = --> informação média é igual a - E --> somatório - p(xi) --> da probabilidade de ocorrência de cada símbolo individual - * --> multiplicada pelas - I(xi) --> informações individuais - fórmula (entropia) z S = -E (p(xi) * log p(xi)) i=a - em processos discretos - aquelas que somam "pedaçinhos" - a entropia nunca pode ser = 0 (zero) - esta função matemática tem um valor máximo e um valor mínimo - o valor mínimo possível = 0 (zero) - o somatório de todas as probabilidades deve ser = 1 E pi = 1 - condições para entropia = 0 (zero) S = 0 --> p(xi) = 1 --> p(yj != xi) = 0 - demonstração z z S = -E (p(xi) * log p(xi)) ==> -E (1 * 0) ==> 0 i=a i=a - em outras palavras - um sistema cuja gramática é extremamente rígida - a ponto de a probabilidade de ocorrência de algum símbolo ser máxima - ou seja, igual a 1 - implica que esse valor (1) será multiplicado pelo log de 1 - que, por definição, em qualquer base - é igual a 0 (zero) log 1 = 0 - assim, a entropia é 0 (zero)! S = 0 - entropia de um "cara ou coroa" 2 S = -E (p * log p) = i=1 = -2 * p * log p = = -2 * 1/2 * log(1/2) = = -2 * 1/2 * [log(1) - log(2)] = = -1 * [ 0 - log(2)] = = + log(2) - se a base escolhida for 2 (que é o caso do "cara ou coroa") log_2(2) = 1 - ou seja - entropia mínima --> um signo "pega" tudo pra ele - entropia máxima --> a probabilidade está distribuída igualmente entre todos os signos - anarquia total - tudo tem a mesma chance de acontecer - gramática de uma linguagem natural --> tem entropia mediana! - entropia máxima de uma linguagem - é o logaritmo do tamanho de seu alfabeto - entropia x informação - informação = diferença - entropia != informação - entropia = informação média - implica em eliminar informação - explicações matemáticas (pq o log de 1 em qualquer base é igual a zero) (a * a * a) / (a * a) = a^3 / a^2 = a^(3-2) = a^1 = a (a * a * a) * (a * a) = a^3 * a^2 = a^(3+2) = a^5 a^2 / a^2 = 1 a^(2-2) = 1 a^0 = 1 log_a 1 = 0 ---------- 24/04/2007 ---------- * Conectividade R(m) - autor - George K. Denbigh - filósofo inglês - definição - capacidade que o sistema tem - por meio dos seus elementos - em estabelecer conexões ou relações - capacidade que o(s) elemento(s) tem - em estabelecer conexões ou relações com outros elementos - do ponto de vista do sistema - a conectividade evolui ao longo do tempo - em sistemas sociais - a nucleação costuma acontecer em torno de um indivíduo - após esta nucleação ocorrer - a nucleação costuma ocorrer em torno do grupo - relação x conexão (Bunge) - relação - definição - emparelhamento condicional - emparelhamento entre (duas) coisas segundo algumas regras condicionais - fórmula P = A * B = {<x,y> | x E A & y E B} - produto cartesiano P - é igual ao conjunto A multiplicado pelo conjunto B - que é igual ao par ordenado x,y nesta ordem - tal que x pertence ao conjunto A - e que y pertence ao conjunto B - OBS: <x,y> é o emparelhamento entre (duas) coisas! R = P + restrições - relação R - é igual ao produto cartesiano P - mais algumas restrições - OBS: o emparelhamento + às restrições = regras condicionais! - ação - definição - ação bruta e inteligente - é aquela que ocorre aqui e agora - ação inteligente - é aquela que tem uma finalidade - troca de - matéria - energia - informação - conexão - definição - o conceito de conexão depende da compreensão do conceito de ação - porque a conexão não ocorre apenas quando há relação entre 2 elementos/sistemas - é necessário que haja uma ação entre eles - ou seja, que haja troca de matéria, energia ou informação - fórmula R(m) = R + ação - R(m) --> conexão agindo nos elementos do agregado - R --> relação - fórmula (m) = A - (m) --> o conjunto dos elementos m - = --> é idêntico ao - A --> alfabeto A - fórmula G = <A,R> - G --> gramática - = --> é igual - fórmula R(A) ==> M - R --> a relação/conexão - (A) --> que age sobre o alfabeto A - ==> --> implica sobre o - M --> conjunto possível de arranjos de signos/mensagens - M é o conjunto possível - e não o concebível! - ou seja, é aquele que é permitido pela realidade - fórmula L = <G,M> - L --> a linguagem L - = --> é formada por uma - G --> gramática G que age sobre o - M --> conjunto das mensagens M - princípio da dupla articulação - à partir de um conjunto finito de signos - é possível construir infinitas mensagens - fórmula (m)S = df[R(m)]P (m) = A (A)S = df[R(A)]P R(A) ==> M G = <A,R> (A)S = df[G]P L = <G,M> (A)S = df L - em outras palavras - todo sistema é uma linguagem! - e toda linguagem é um sistema! - gramática - entropia mínima = 0 - entropia máxima = logaritmo do tamanho do alfabeto Smáx --> entropia máxima - entropia real Sr --> entropia real - é o grau de desorganização de um sistema - grau de desorganização relativa de um sistema Sr / Smáx - relativa ao grau de desorganização máxima - se é um valor real - e com Smáx é máximo - então Sr < Smáx - redundância R = 1 - (Sr / Smáx) - R --> redundância - 1 --> todo - - --> subtraindo - Sr --> entropia real - / --> dividida por - Smáx --> entropia máxima - ou seja, é o grau de organização relativa do sistema - redundância != repetição - redundância = grau de organização - assim - redundância mínima - só pode ser atingida através da desorganização total do sistema - pois R = 1 - (Sr / Smáx) R = 1 - (Smáx / Smáx) = = 1 - 1 = = 0 - redundância máxima - só pode ser atingida através da organização total do sistema - pois R = 1 - (Sr / Smáx) R = 1 - (0 / Smáx) = = 1 - 0 = = 1 - exemplo - em genética o carbono é um bom elemento de nucleação - por permitir através da repetição de várias combinações - garantir a diversidade (redundante) das combinações - assim, a redundância proporciona melhores formas de criação - ritual - é extremamente repetitivo - mas por outro lado, oq o sustenta ao longo do tempo, é o valor - o valor que ele (o ritual) agrega aos indivíduos que - linguagem humana - opera num nível intermediário de entropia - nem entropia mínima - exemplo --> aaaaaa - não transmite nada - nem entropia máxima - exemplo --> fqlrst - (também) não transmite nada - entropia média - exemplo --> falar - ontologicamente (Bunge) - nenhum elemento é completamente igual a outro - em pelo menos algum aspecto 2 elementos diferem - nenhum elemento é completamente diferente de outro - em pelo menos algum aspecto 2 elementos são idênticos - otimização - é atingida através da minimização da redundância - raciocínio lógico - para que um sistema seja aberto - ele (o sistema) deve interagir com outro(s) sistema(s) e/ou ambiente(s) - para haver esta interação - ele (o sistema) deve ser capaz de conectar-se/comunicar-se - para haver esta conexão/comunicação - o grau de entropia da gramática utilizada entre os sistemas em questão - deve ser intermediário - ou seja - nem com entropia mínima - nem com entropia máxima * Estrutura - definição - é o mundo das conexões - estrutura != forma - estrutura != organização - estrutura = grau de relacionamento entre os elementos do sistema - grau no sentido de número/quantidade - estrutura = número de conexões vigentes em um sistema em determinado instante de tempo - etimologia - estrutura = struere (latim) = construir - conceito - estrutura nasce de uma atividade/processo local - é uma relação entre signos - que vai se formando de signo por signo (parte por parte) - permanência de um sistema - depende de conexões bem feitas!!! - para persistir a crises - todo processo de construção - ocorre parte a parte - dificilmente se tem noção do todo - este esforço local de construção - é que mantém o sistema coeso - do ponto de vista gramatical - estrutura está associada à correta aplicação das regras gramaticais - coesão - depende de uma série de fatores - prós e contras - prós - boa proteção a crises - contras - baixo grau de adaptabilidade - coesão x adaptabilidade - baixa coesão e alto grau de adaptabilidade - água viva - alta coesão e baixo grau de adaptabilidade - caranguejo - equilíbrio - ser humano - esqueleto é interno - tendões permitem flexibilidade - sintaxe G = <A,R> - R --> sintaxe - é o grau de coesão - grau de permanência <=> (grau de coesão x grau de adaptabilidade) - liderança - líderes hedônicos têm > capacidade de nucleação - do que líderes agônicos ---------- 08/05/2007 ---------- * Coesão - solução de boa coesão - conectividade intermediária - nem regras tão rígidas - nem ausência de regras - estrutura --> coesão --> struere --> sintaxe - estrutura está muito relativa às conexões - gramáticas --> conexões entre signos - sintaxe --> regras pelas quais os signos de uma gramática se conectam - texto bem estruturado = texto bem estruturado sintaticamente - homogeneidade x diversificação - alta conectividade é uma das soluções possíveis - mas a natureza nem sempre segue esta estratégia * Integralidade (Kenneth Denbigh) - definição - capacidade que o sistema tem, na sua evolução, de manifestar-se através de subsistemas - a idéia é que um sistema complexo evolui no sentido da integralidade - ou seja, no sentido da complexidade - ao contrário da homogeneidade - > complexidade ==> > diferença ==> informação - integralidade - manifesta-se com o surgimento dos subsistemas - as propriedades dos subsistemas caracterizam a propriedade do sistema - sistema de > homogeneidade - macrocosmo - entropia <==> homogeneidade - sistemas com alta entropia costumam ter alta homogeneidade - em alguns casos - fórmula do grau de organização y = f(n, c, xi) y --> (fí) integralidade f() --> função entre n --> número de subsistemas c --> número de conexões xi --> "pesos" que exprimem importância relativa - fórmula que caracteriza cada subsistema [R(m)]P R --> relação m --> agregado P --> propriedades - cada subsistema que compõe o sistema - possui uma relação entre seus elementos - e esta relação possui propriedades - exemplo de diferentes "pesos" que exprimem importância relativa - para o sistema do corpo humano - o "peso" de o indivíduo perder uma mão - é menor do que o "peso" de perder a cabeça! - organização x arrumação x ordenação - integralidade trata, segundo a fórmula de Denbigh (acima), do grau de organização entre os subsistemas - não é arrumação - não é ordenação - ser organizado é saber, por exemplo, priorizar qual livro deve ser lido agora - independentemente da arrumação dos livros que estão sobre a mesa - boa educação - consigo próprio - com as outras pessoas - com a infra-estrutura / material de trabalho * Funcionalidade - a integralidade permite o surgimento de propriedades coletivas ou partilhadas - em biologia essas propriedades são funções - assim, a integralidade permite funcionalidade - sistemas artificiais - normalmente são criados para servir a determinada função - isto é teleologia - ser funcional - ter finalidade - sistemas naturais - não têm uma função necessariamente teleológica - às vezes pode coincidir de a natureza desenvolver sistemas com determinadas funções teleológicas - mas o objetivo geralmente une acaso e necessidade - acaso - geralmente não é suficiente para explicar a evolução de sistemas naturais - pois não haveria tempo suficiente para surgir-se sistemas altamente complexos por mero "acaso" * Organização - é o clímax entre os parâmetros evolutivos, que envolve todos os parâmetros anteriores - pode-se ter estrutura sem organização - mas não se pode ter organização sem estrutura - etimologia - organização = organon (grego) = instrumento = ferramenta - exigência para que haja organização - cada subsistema / parte deve estar em seu devido lugar! - quando alguma parte não está no lugar correto, ou não está sendo corretamente utilizada - percebe-se que não há sentido - assim, algo que faz sentido é algo coerente! - organização --> organon --> coerência --> semântica - estrutura está para sintaxe - assim como organização está para semântica - semântica --> significação - e significação só existe sistemicamente - quando uma parte do sistema está bem localizada dentro do sistema - então esta parte faz sentido dentro do sistema - assim, esta parte possui coerente - e conseqüentemente está, semanticamente, bem localizada - semântica - é uma relação entre a parte e o todo - relação professor-aluno - quando o professor dá uma aula - seu sistema mental já está organizado - mas o aluno também possui sua própria coerência interna - assim, a única forma de "ensinar" - é o professor ajudar o aluno a organizar sua (do aluno) coerência mental - professor x juiz - "professor ensina, quem julga é juiz!" - organização eficiente - é o que gera em nós a sensação de "estética" - livro: A Unidade do Homem - Edgar Morin - volume 2: O Cérebro Humanos e os seus Universais - artigo: Umberto Maturana - Estratégias Cognitivas ---------- 22/05/2007 ---------- * Representação de Sistemas - fórmula S(eletron) = <Ie, Ed> S --> significado Ie --> intensidade do conceito "elétron" (qualidade) Ee --> extensão do conceito "elétron" (quantidade) - quanto + completa uma lista ==> < a extensão da lista - nominalismo --> tudo é diferente, só nos resta "nominar" - fórmula (que representa o sistema) S = <M, P> S --> sistema <> --> par ordenado associado à composição do sistema - a representação de sistema ocorre num par ordenado porque deve ser feita em algo - o par ordenado "diz" que para ter P, é necessário haver M antes M --> composição e circunstância dos elementos que compõe o sistema - envolve várias características como - composição do sistema - natureza em que o sistema está imerso - sistema de referência (a maneira como o sistema está sendo observado) - escala temporal - em física usa-se, com freqüência, apenas a escala temporal - refere-se ao que compõe o sistema dentro de certas circunstâncias - ou seja, não trata da composição pura - mas sim da composição circunstanciada P --> lista de propriedades (ou características) - refere-se á intensidade do conceito - esta fórmula - está em notação algébrica - é um par ordenado - M é a constituição da coisa, o substrato material da coisa - P são as propriedades deste substrato - se houver uma grande quantidade de características - deve haver uma "seleção das variáveis relevantes" - exemplo --> física de gases - só leva em consideração 3 características - 1. P --> pressão - 2. V --> volume - 3. T --> temperatura - fórmula P = {Pi(t)} = {P1(t), P2(t), ..., Pn(t)} P --> propriedade de um sistema Pi --> lista de propriedades - é como se fosse, ao invés de Pi: P1 P2 P3 ... Pn - as propriedades têm uma dependência/conectividade legaliforme - ou seja, a variação de uma propriedade implica na variação das demais - a ordem dos elementos na lista, entretanto, não tem qualquer critério qualitativo i --> - tal que: 1 <= i <= n t --> parâmetro tempo Pi(t) --> função de "lista de propriedades" tendo como parâmetro o "tempo" - alterações na lista - a lista pode ganhar ou perder propriedades - e pode também manter as mesmas propriedades - mas por outro lado, alterar a intensidade de determinado(s) elemento(s) da lista - representação do espaço (por exemplo) - ponto --> não tem dimensão - reta --> tem 1 dimensão --> é composta por vários pontos - plano --> tem 2 dimensões - espaço --> tem 3 dimensões - exemplo - dada uma lista de propriedades - fixa a intensidade de cada uma das propriedades num determinado instante de tempo - chama-se estado de um sistema em um determinado instante de tempo à coleção das intensidades de suas propriedades no instante de tempo considerado - uma "fotografia" do sistema pode ser representada, por exemplo (no caso de gases), medindo-se a intensidade das 3 propriedades do gás (P, V e T) - logo o ponto representa o estado do gás no instante medido - este ponto é chamado de "ponto-estado" - conseqüentemente, o espaço tratado em relação a isso é chamado de "estado de estados" - este ponto representa a geometrização deste gás naquele exato instante - mas com a passagem do tempo o ponto se desloca - e a curva traçada com o movimento deste ponto é a trajetória do "ponto-estado" - mutações genéticas - geralmente causam a a extinção do indivíduo - às vezes algumas destas mutações - análises - laboratoriais - conseguem controlar determinadas propriedades - ecologia / astronomia - não podem ter suas propriedades controladas em laboratório!!! - propriedades - possuem intensidades - mais, menos, muito, pouco - podem variar no tempo - teoria de sistemas / física - procura traduzir estas intensidades em números - nem sempre, entretanto, isto é possível - exemplos - peso em quilos - temperatura em graus Celsius - pressão em peso por comprimento ao quadrado (força distribuída na superfície) - algumas são mensuráveis - outras ainda não são - exemplos - arte - conhecimento tácito - que não pode ser discursivo/discursado - que não pode ser medido quantitativamente - do ponto de vista da noção de tempo - tudo seria discursivo - a questão é que, de fato, nem tudo é discursável - artista x cientista (do ponto-de-vista do Umwelt) - artista --> explora o mundo que fica dentro da bolha dele, apesar de fazer eventuais descobertas na "realidade externa" - uma de suas funções é organizar o tácito - cientista --> tenta explorar o que está fora da bolha dele - uma de suas funções é organizar o discurso - filósofo --> tenta, assim como o cientista, explorar o que está fora da bolha dele, mas de uma forma "meio" artística - geometrização da história do sistema (Hamilton e Jacobi) - esta idéia começa na física Newtoniana - era chamada de "espaço de fases" - na mecânica Newtoniana havia apenas 2 tipos de energia - cinética / movimento - potencial - percebeu-se naquela época que haviam sistemas que tinham movimentos periódicos - e que podiam ser representados por senóides (fases) - daí surgiu a idéia de defasamento --> por isso chama-se "Espaço de Fases" - a preocupação era - exemplo --> 3 propriedades do gás (Pressão, Volume e Temperatura) - a geometrização pode ser representada assim: - coloca-se 3 vetores num plano - em cada vetor coloca-se o valor (quantitativo) de cada uma das 3 propriedades do gás - encontra-se, finalmente, um ponto - a idéia é que, variando-se qualquer uma das propriedades do gás, é possível modificar-se este ponto no espaço representado no plano - assim, consegue-se geometrizar a história deste sistema, através das variações que o sistema sofre - exemplo --> pêndulo ideal (sem resistências como a do ar) - 2 propriedades - 1. ângulo - 2. velocidade - características - no ângulo zero --> velocidade é máxima - no ângulo máximo --> velocidade é zero - a geometrização pode ser representada assim: - eixo x --> ângulo - eixo y --> velocidade - assim, se o pêndulo é ideal, a representação geométrica do pêndulo acontece no círculo - ou seja, como ou o pêndulo está na velocidade máxima, ou no ângulo máximo, ou em alguma variação (equilibrada) entre eles - então o pêndulo sempre poderá ser representado em algum ângulo do círculo fechado - exemplo --> pêndulo real (considerando resistências como a do ar) - mesma "coisa" que o pêndulo real - diferença - a representação da geometrização da história deste sistema - ao invés de ocorrer no círculo fechado - ocorre numa espiral - pois tanto a velocidade quanto o ângulo vão se defazando com o tempo - 3 atratores clássicos - 1. ponto - posição de repouso - 2. ciclo limite - é o círculo fechado - 3. toro - espirais dentro de um círculo - parece um pneu - irreversibilidade do tempo - a mente humana respeita este conceito - pois quando tentamos lembrar do passado - não acabamos por esquecer de tudo que fizemos até o ponto desejado - ao contrário, podemos lembrar do passado, mas continuamos localizados no (ponto) presente - separabilidade do espaço-tempo - o tempo é representado ortogonalmente em relação ao espaço (bidimensional) - porque existe sombra na projeção do tempo no espaço, e vice-versa - em buracos-negros, entretanto - o eixo do tempo fica "meio inclinado" em relação ao do espaço - assim, não há esta mesma sombra ---------- 29/05/2007 ---------- * Representação de Sistemas (continuação) - fórmula S = <M, P> P = {Pi(t)} = {P1(t), P2(t), ..., Pn(t)} - mundo complexo - homo sapiens sapiens - faz - ciência - filosofia - arte - percepção das propriedades do sistema - restringe-se àquelas necessárias à sobrevivência do ser - às vezes a percepção destas propriedades pode expandir-se, por necessidade - seleção das variáveis relevantes - trata da lista de propriedades + importantes - gradativamente adiciona-se novas propriedades menos importantes - com o objetivo de tornar o modelo cada vez + completo - critério de relevância (das propriedades) - varia conforme aquele que observa o sistema - núcleo intensivo - diz respeito às propriedades + importantes de um sistema - acomodação - a nossa percepção acomoda-se, até por um critério de economia - a perceber somente as propriedades relevantes - tamanho da lista x intensidade das propriedades - o sistema pode mudar - por ganho/perda de propriedades - pode (ou não) ser letal ao sistema - parece ser o critério utilizado pela "seleção natural" - relação: aberta x fechada - relação aberta (ou externa) - elementos entram e saem do sistema - sem qualquer prejuízo do sistema - exemplo - bola de borracha apertada com a mão num momento - volta a ser bola no momento seguinte - relação fechada (ou interna) - elementos entram no sistema - e causam prejuízos, ao longo do tempo, ao sistema - exemplo - bola de borracha que fica 1 ano com um peso sobre ela - sofre uma série de efeitos que deformam a bola - portanto, a bola internaliza estas variações de suas propriedades - relações de poder - medição de intensidade - cria-se convenções para medir-se a intensidade de propriedades - exemplo - distância --> metros - temperatura --> graus Celsius - humor --> não tem escala de medição - quantidade x qualidade - algumas propriedades têm caráter estritamente qualitativo - estas propriedades, apesar de nem sempre terem unidades de medição - podem ser consideradas quando analisa-se um sistema * Estado do Sistema - definição - "estado de um sistema é a coleção das intensidades de suas propriedades em determinado instante de tempo" - a coleção de números é o estado do sistema num determinado instante de tempo - exemplo - seleciona-se as variáveis relevantes do gás em uma sala - realiza-se as medidas destas variáveis simultaneamente - gás numa sala P = {V, P, T} V = 30m^3 P = 1 atm T = 19oC - bola num espaço tridimensional - projeta uma sombra bidimensional em cada uma das 3 dimensões - soma das perspectivas no tempo - é a idéia do "cálculo diferencial e integral" - Umwelt humano - vive em sombras tridimensionais - não é capaz de captar a 4a dimensão (o tempo)!!! - representação do estado do ar numa sala - num diagrama tridimensional - que aproveita a geometria Cartesiana (René Decartes) - 3 eixos - 1. x --> largura - 2. y --> altura - 3. z --> profundidade - substitui-se o significado de cada eixo - por alguma propriedade do sistema - geometrização da história do sistema - é dada pelo ponto encontrado pelo conjunto das intensidades das propriedades - espaço de estados - é o nome que se dá à tentativa de geometrizar o estado de um sistema - defasameto - nulo - sobreposição total entre ondas - total - ocorre quando a soma das ondas dá zero - acomodação - se o ambiente é rico e favorável - a tendência é o indivíduo se acomodar um pouco - trilogia da mundividência - 1. razão - 2. sentimento - 3. vontade - sistemas agônicos - todo aquele que, num sistema agônico, denuncia a agonia do sistema - é mal visto pelo sistema! - é subversivo! - acolhimento - é uma espécie de ritual de iniciação - não ocorre baseado no que a pessoa é - mas sim no que a pessoa parece - assim, a pessoa que será iniciada tem que fingir - ganha-se alguma identidade dentro do sistema - a pessoa encontra um "lugar" dentro do sistema - só assim o iniciado tem acesso ao "valor" disponibilizado pelo sistema * Espaço de Estados - quando este espaço aparece - um ponto representa o estado deste sistema - mas o espaço possui infinitos pontos - e o gráfico que representa o "espaço de estados" de um sistema - pretende representar determinadas propriedades do sistema - assim, este "espaço de estados" mostra uma região (no espaço tridimensional) - que define onde o sistema pode ocorrer - este é o "espaço concebível"! - e dentro deste "espaço concebível" - existe um espaço onde de fato o sistema pode ocorrer - este é o "espaço legal" - ou "espaço legaliforme" - que é um espaço possível - ponto-estado - a transição entre 2 estados - pode ser representada no "espaço de estados" - através da definição de um evento - fórmula E = <e, e', g> E --> evento e --> ponto de partida e' --> ponto de chegada g --> trajetória - fórmula E' = <e, e', g'> E != E' - evento: líquido x concreto - líquido - considera somente os pontos de estado extremos - partida - chegada - concreto - considera além dos 2 pontos (partida e chegada - a trajetória seguida - processo x fenômeno - processo - considera a trajetória através do tempo entre os pontos que representam os estados do sistema - fenômeno - é um processo como codificado pelo Umwelt do sistema cognitivo - ou seja, para haver fenômeno, é necessário haver sujeito - mas se tirarmos o sujeito do evento - tiramos o fenômeno - mas não tiramos o processo - 3 principais características cognitivas - 1. sensibilidade - está diretamente associada ao fato de que todo sistema é aberto em algum nível - exemplo - poça d'água é sensível à radiação infravermelha - 2. função memória - por internalização de relações - à partir dos "aquis e agoras" cria um eixo no tempo - vai do passado para o futuro - exemplo - um bloco de metal tem memória magnética - 3. elaboração daquilo que é internalizado - sistemas cognitivos elaboram "muito bem" - exemplo - mas um bloco de metal também elabora - pois ele é um sistema aberto - por exemplo, ele tem propriedades eletromagnéticas, e por aí vai * História do Sistema - definição - no tempo os estados vão se suceder, criando os processos - a representação de todos os processos possíveis de ocorrer dentro de um sistema define-se assim P(t) - isto trata de uma coleção de estados, de um conjunto de processos - fórmula h(x, €) = {<t, P(t)> | t E €} h --> a história de um sistema x € --> considerado em um período de tempo "tal" <t, P(t)> --> será um conjunto de pares ordenados do tipo <t, P(t)> | t E € --> tal que t pertença a "tal" - sinal (telecomunicações) - é um conjunto de diferenças ordenadas no tempo - em outras palavras, é um processo * Ação - considerando-se 2 sistemas que interagem mutuamente entre si - ação pressupõe o transporte de diferenças - como energia e informação, por exemplo - fórmula A(x, y) = h(y | x) - h(y) A --> seja a ação A (x, y) --> do sistema x sobre o sistema y = --> considera-se a história de y (y | x) --> tal que x esteja agindo sobre y - --> menos h(y) --> a história livre de y x --> agente y --> paciente h(y | x) --> história forçada de y h(y) --> história livre de y - seja a "ação do sistema x sobre o sistema y", ela (a ação) é igual à "história forçada de y" menos a "história livre de y" - ao invés de usar-se o sinal "menos" - poderia usar-se o sinal de "intersecção" - caso fosse preferível representar-se "ação" em teoria dos conjuntos ---------- 05/06/2007 ---------- * Umwelt - 3 etapas relacionadas a algum tipo de informação selecionada pelo Umwelt do indivíduo - 1. sensibilidade - 2. construção da memória - 3. elaboração de informação * Crises Evolutivas - crises evolutivas - são crises sistêmicas - crise - afastamento de uma condição de equilíbrio ou estabilidade - não significa, necessariamente, algo de ruim - se a crise for linear - o sistema sai modificado da crise - a perturbação do sistema acaba sendo amortecida no tempo - ou naturalmente - ou porque o sistema desenvolveu um mecanismo amortecedor - ponto crítico - costuma ocorrer apenas em sistemas não-lineares - pois os sistemas lineares costumam adaptar-se - freqüência natural de ressonância - todo material tem uma específica - quando um material entra na sua própria freqüência natural de ressonância - o material/sistema pode ser destruído - a sobrevivência do sistema, entretanto, é possível - através da dissipação de energia - isto é conhecido como "estrutura dissipativa" (Prigogine) - onde o sistema se reorganiza - e supera a crise não-linear - daí há espaço para o surgimento da vida - é daí que surgiram os sistemas biológicos - fórmula (equação de evolução) (Hakken) q = N(q, V, @) q --> dado uma característica de um sistema variando no tempo (ou seja, evoluindo) N --> esta evolução é expressa por uma função matemática não-linear que depende q --> da própria característica em questão, V --> de alguma distribuição espacial - letra grega "nabla" - na verdade não o símbolo não é um "V", mas um triângulo inclinado @ --> e de um ou alguns parâmetros críticos, ou variáveis de controle, por onde o sistema é + sensível à crise - letra grega "alfa" * Evolon (Werner Mende) - Werner Mende - ecólogo alemão - publicou um artigo num livro de um simpósio sobre sinergia - propões que a evolução é ontológica - ou seja, tem uma forma geral de acontecer em todos os sistemas - é pura fenomenologia - ou seja, trata-se apenas de observação do sistema - não há qualquer pressuposto teórico que justifique isso - todo mecanismo de evolução segue o modelo de um Evolon - principalmente os mecanismos não-lineares - que são os mais interessantes de estudar-se - é o passo unitário da evolução - funcionamento de sistemas não-lineares - possuem crises internas e externas - ao contrário de sistemas lineares - que costumam ter crises internas muito controláveis - quando as 2 crises (interna e externas) entram em ressonância - o sistema entra em crise - se o sistema sobreviver - ele aparentemente ganha complexidade - se o sistema - se o sistema está estável (internamente) - e surge uma crise externa - a chance de sobrevivência é alta - se o ambiente está estável (externamente) - e surge uma crise interna - a chance de sobrevivência também é possível - se o sistema e o ambiente estão em crise - basta que algum parâmetro crítico seja ultrapassado - para surgir-se uma crise não-linear - e pode-se ultrapassar o ponto crítico - daí há 2 caminhos (aparentemente) possíveis - 1. o sistema sobrevive e ganha complexidade - 2. o sistema morre - 4 etapas (genéricas) do Evolon - 1. o sistema está estável - 2. o sistema entra em crise - 3. a crise é superada - 4. o sistema volta a ficar estável - o Evolon seria o salto evolutivo entre os dois períodos de estabilidade (1 e 4) - de forma geral - o sistema tentará permanecer estável - mas por ser um sistema aberto - ele está suscetível a crises provocadas pelo ambiente - se o sistema sobreviver à crise - ele sairá da crise com um ganho de complexidade - 2 tipos de evolução - 1. extensivo - refere-se à quantidade - extensão é o conjunto de coisas que satisfazem determinada característica semântica - 2. intensivo - refere-se à qualidade - intensão é a lista de propriedades - funcionamento do cérebro humano (Jacques Mehler) - gráfico C ^ ......> | ,-------> f(t) + n(t) | , ......> | / |/ +------------------> t - fórmula C = f(t) + n(t) C --> número de células cerebrais t --> tempo f(t) --> componente determinista/estável - representação gráfica: ------> n(t) --> componente imprevisível / ruído - representação gráfica: ......> - 7 etapas do Evolon - 1. Rompimento - ocorre quando a crise se instala no sistema - geralmente ocorre de maneira súbita, rápida, intensa e agressiva no tempo - o sistema é atacado pela crise - daí o sistema terá suas conexões/relações rompidas - o rompimento pode ocorrer internamente - ou entre subsistemas - fazendo com que a estrutura - problema - é não perceber a crise - no caso humano - é o Umwelt não ter a percepção de que houve um rompimento - 2. Fase Latente - funcionamento - quando o sistema percebe a crise - o sistema entra numa fase latente - e passa a buscar todos os recursos de que dispõe para superar a crise - gastando para isso um certo tempo - problema - é que o tempo gasto nesta fase confronta-se com o tempo da crise! - ou seja, enquanto busca-se a solução, a crise pode ser mais rápida! - conflito --> tempo de latência x tempo da crise - 3. Crescimento - é uma fase extensiva - ou seja, quantitativa - biologia --> estratégia r - em contraposição à estratégia k (qualitativa) - na "estratégia r" há um certo "desespero" - é uma estratégia tipicamente masculina - exemplo --> animais que têm várias crias, apostando que apenas algumas sobreviverão - tartaruga - coelhos - arte --> ensaios - daí o sistema começa a implementar as várias soluções encontradas - em outras palavras --> há um investimento em várias soluções - problema - é que se investir-se muito tempo em várias alternativas - a autonomia vai diminuindo - 4. Transição - dado o conjunto de alternativas desenvolvidas durante a fase de crescimento - o sistema escolhe a estratégia mais adequada e investe seus recursos nela - há aí um predomínio da abdução - se a escolha for boa - espera-se que haja grandes chances de superar-se a crise - se a escolha não for boa - corre-se o risco de o sistema não sobreviver à crise - problema - é fazer-se a escolha errada - a única alternativa para corrigir uma escolha errada - é haver tempo suficiente para reverter-se a situação - e haver recursos disponíveis para investir-se nesta reversão - ou seja, ainda haver autonomia - 5. Maturação - é uma fase extensiva - ou seja, qualitativa - biologia --> estratégia k - em contraposição à estratégia r (quantitativa) - na "estratégia k" há uma "aposta" na escolha adotada - é uma estratégia tipicamente feminina - macho x fêmea - macho - muitos espermatozóides com 1 única mitocôndria na cauda - autonomia suficiente para chegar até o óvulo - fêmea - óvulo cheio de mitocôndrias - alta autonomia - arte --> "arte final", o fechamento da obra - após a solução já ter sido escolhida na fase de Transição - o sistema procura sofisticar a solução adotada - 6. Clímax - após a crise ter sido vencida - o sistema volta à estabilidade - exemplo - humano 1 - as pessoas começam a afastar-se - porque, afinal, ninguém precisa mais um do outro - o lado individual começa a crescer - novos territórios passam a ser demarcados - até que uma nova crise instala-se - humano 2 - o casal finalmente tem um filho - atinge-se o clímax - até que, em um determinado momento, o "conforto" anterior rompe-se - justamente pelo surgimento do filho - e uma nova crise instala-se - problema - acomodação - 7. Rompimento - inicia-se o ciclo novamente * Comentários Jorge - autonomia em sistemas psico-sociais - se o sistema tem baixa autonomia - surge uma forte necessidade de apegar-se a tradições - trabalha numa componente + estável --> f(t) - se o sistema tem alta autonomia - não há tanta necessidadem em apegar-se a tradições - pode trabalhar na componente + variável --> n(t) - ideologia - toda ideologia acaba sendo um processo isolado - mas o sistema político é um sistema aberto - no Brasil há baixa autonomia política - perfeccionismo - quando um criador (artista, cientista, filósofo) está finalizando sua obra - ele tem aquela obra como se fosse um filho - surge, então, o sentimento de perda - e para não despedir-se da obra/filho - o criador fica "sempre" dando os retoques finais - prostituição - viola a lógica do Crescimento (estratégia r) - onde a fêmea deveria ser quem escolhe o parceiro reprodutivo - mas quem faz a escolha, neste caso, é o macho - é por isso que a prostituta é condenada pelo macho - e não é vista como fêmea "adequada" para a reprodução - intuição - etimologia --> intuição = visão - mecanismo (suposto) - 1. o indivíduo tem um problema a resolver - 2. gasta algum tempo raciocinando sobre a questão - 3. a consciência passa a construir um discurso em busca desta resolução - 4. o problema (ainda) não é resolvido - 5. o subconsciente apropria-se do discurso que até então era consciente - 6. há um trabalho que ocorre nos "bastidores" do cérebro - 7. de repente, o subconsciente devolve à consciência a resposta do problema em questão - 8. a consciência tem uma impressão de que não gastou tempo para resolver o problema, ou seja, a sensação de intemporalidade - 9. assim surge a intuição --> encontra-se a resposta do problema aparentemente surgida "do nada" - desvalor - "quem desvaloriza quer dominar" - sociedade humana - privilegia a dor ao prazer - arte - não é considerada conhecimento - é combatida - por ser complexa e, portanto, ameaçadora - mas é, de fato, uma forma complexa de conhecimento - o artista sente prazer - ele não é visto como trabalhador - e na sociedade ocidental, "só o trabalho dignifica o homem" - negócio - o negociante é visto como aquele que "nega o ócio" - etimologia --> negócio = negação do ócio ---------- 12/06/2007 ---------- - ouvir gravação!!! julianapolo@hotmail.com ---------- 19/06/2007 ---------- * Sistemas Psicossociais - temos a sensação de que o sistema no qual vivemos - cresce de forma não-linear e exponencial - funciona tipicamente como um sistema dissipativo - talvez seja apenas uma sensação - mas não dá para termos certeza - uma vez que por estarmos inseridos dentro deste sistema - não conseguimos enxergá-lo do lado de fora - cultura - é algo real e objetivo - decorre da evolução de algum aspecto da realidade - mas a tentativa de reduzir todas as explicações à partir de determinados conceitos - pode ser muito reducionista - computador - é um simulacro do 4o cérebro humano!!! - é uma extensão do nosso cérebro - genes - a natureza aposta na diversidade - quando a carga genética mantém-se estável - ou seja, mantém-se os mesmos 46 genes - mas o cruzamento genético cria as diversas combinações - futurologia - antigamente era + fácil acertar na previsão do futuro - atualmente é muito difícil prever o futuro - pois estamos bem no "vértice" da equação não-linear - ou seja, estamos vivendo a catástrofe!!! - subjetividade x objetividade - a raiz da realidade é a objetividade - a subjetividade tem que ser ancorada pela objetividade - pois caso contrário, o indivíduo morre! - por não conseguir adaptar-se bem à realidade - evolução x sistema social - pq a evolução busca um sistema (psico-)social? - do ponto de vista evolutivo, as coisas buscam permanecer - o aumento da complexidade do sistema exige que os indivíduos tornem-se + complexos - agressividade (Konrad Lorenz) - a função da agressividade é expandir o território do animal - mas o convívio em sociedade torna-se necessário como uma estratégia de sobrevivência/permanência - sistema social humano - de fato, ainda não surgiu! - oq temos vivido são tentativas - são sistemas proto-sociais - formigueiros, cupinzeiros e colméias - são muito mais avançados do que o "sistema social humano" - elemento x sistema - o jogo entre elemento e sistema é que permite ao sistema evoluir - 2 proto-humanos ==> 1 proto-sociedade ==> 1 sociedade-um-pouco-mais-evoluídas ==> proto-humanos-um-pouco-mais-evoluídos - delegação de poderes - aos deuses e/ou aos governantes - é um erro estratégico!!! - oq é necessário é mudar a qualidade humana - necrofilia - é +- oq Freud chamou de "pulsão de morte" - às vezes para um sistema manter-se, um outro morre - a espécie humana está tornando-se cada vez + especializada!!! - na auto-destruição da espécie humana - necrofilia x biofilia - 2 mecanismos fundamentais de permanência - 1. seleção natural - 2. seleção sexual - envolve autopoiese - é muito + rica do que a "seleção natural" - exemplo --> cauda do pavão - é anti-seleção natural - mas é extremamente eficiente à seleção sexual - a idéia é que a seleção sexual é muito + eficiente do que a seleção natural - alimentação - pode interferir na evolução genética - carne (Edgar Morin) - o organismo humano ainda não está perfeitamente adaptado à ingestão de carne - mas (segundo Morin), é o depósito de ácido úrico no cérebro que nos torna teimosos - assim, por sermos teimosos, gastamos + tempo para resolver problemas - e finalmente, nosso neocórtex torna-se + desenvolvido! - "o ritual é no tempo, oq o templo é no espaço" - probabilidade x tendência/propensão - uma probabilidade pode ser levada como uma tendência? - abdução - a natureza faz abduções - 3 subcérebros - 1. biológico - reptílico - características rígidas e conservadoras - 2. psíquico - límbico - 3. psicossocial - neocórtex - também tem características rígidas e conservadoras - transição entre o sistema psíquico e o sistema social - 2 ambientes - 1. individual - principais características - biológico - psicológico - relacionado com a interação entre o indivíduo e o ambiente - 2. psicosocial - é uma transição entre o sistema psíquico e o sistema social - possui elementos humanos e culturais - exige mecanismos de conectividade entre os seres humanos - seres humanos exigem algum nível de solidão para ganhar conectividade - mas têm como principal mecanismo de conectividade a afetividade!!! - egoísmo x altruísmo - egoísmo --> pode ser uma estratégia que o indivíduo tem para ganhar complexidade e, então, ter algo de qualidade para oferecer!!! - altruísmo total --> não tem muita serventia se o indivíduo não tem muito a oferecer!!! - valor - é o único elemento que realmente importa (em sistemas psicosociais) - o pico do valor é o reconhecimento!!! - "o resto é variação sobre o mesmo tema" - todo sistema psicosocial tenta buscar uma isomorfia com o cérebro humano - reptílico --> vontade, idi (Freud), criança - límbico --> sentimento, sensibilidade, ego (Freud), mulher - neocórtex --> racionalidade, superego (Freud), homem - criança x mulher x homem - a mulher é + complexa do que o homem - exemplo - a mulher consegue ocupar o papel de mãe (límbico) e de pai (neocórtex) - o homem só consegue ocupar um papel por vez - se por algum motivo o homem perde a racionalidade (neocórtex) - possivelmente passará a ocupar o papel de criança, impulsionado pela vontade (reptílico) - políticos x intelectuais - indivíduos que estão no poder, por natureza, são impulsionados por uma energia réptil - e os intelectuais não têm esta energia - por isso é difícil haver intelectuais na política! - comportamento da (psico-)sociedade (lembrando-se que este não é um esquema rígido) - reptílico --> político - límbico --> sociedade - neocórtex --> intelectual - integralidade - sistemas humanos tendem a criar subsistemas humanos hierárquicos - diferentes níveis de importância - assim a sociedade tende a tornar-se partilhada - sistema vivo --> sistema nervoso central - a integralidade tende a ocorrer apenas em sociedades pequenas (de até +- 40 indivíduos) - pequenos números facilitam a integralidade - caso haja expansão - os subsistemas voltam a fragmentar-se - e costumam surgir relações de controle - > entropia ==> < complexidade (de organização) - 2 lideranças - 1. hedônica - se for excessivamente hedônica - corre o risco de desintegrar o sistema por falta de coesão - mas a tendência à permanência de um sistema tende a ocorrer melhor na hedonia - 2. agônica - escravização - pode ter sucesso por algum tempo - vencer x convencer (Abraham Moles - A Criação Científica) - vencer --> característica agônica - convencer --> característica hedônica, dialética - 3. social - para um ambiente tornar-se social (do ponto de vista humano) - são necessárias algumas características complexas - Internet x rede neural - 3 etapas evolutivas - 1. criar os neurônios - 2. conectar os neurônios - 3. controlar os neurônios - nucleação x difusão ---------- 26/06/2007 ---------- * Sistemas Psicosociais - produção de conhecimento - aquilo que é produzido x sistema de produção - existe muito desperdício de força - parâmetros evolutivos - composição - de seres humanos - adicionando-se todos os artefatos envolvidos - conectividade - como conectam-se seres humanos - único mecanismo de conectividade humana --> amor - qualquer mecanismo diferente é parasitismo - identificação - homogeneização ==> entropia - amor - amar é permitir crescimento (do outro) - e para permitir que o outro cresça, nós próprios temos que crescer - ontologia sistêmica - todo sistema é aberto (em algum grau) - o fato de ser aberto dá ao sistema algum grau de sensibilidade - sensibilidade à diferença - não existem sistemas absolutamente transparentes - ou seja, que não se modificam quando uma informação passa por ele - em outras palavras, todo sistema adquire algum tipo de função memória - todo sistema tem que ter capacidade de elaborar a informação - com o objetivo de permanência - resumo - percepção ==> memória ==> elaboração - ontologia sistêmica em sistemas psicossociais - ser humano que pretende estar aberto a alguém - precisa estar sensível a outras pessoas - isto implica em busca por acolhimento do indivíduo dentro do sistema - o sistema tem uma memória e o indivíduo tem uma outra memória pessoal - mas para ser aceito no sistema, o indivíduo busca identidade - e para isso, o indivíduo procura um lugar adequado e coerente - de modo que o indivíduo faça coerência para o sistema, e vice-versa - daí encontra-se coerência - exemplo (psicanálise) - numa família, o indivíduo ocupa um papel - geralmente, este indivíduo precisa ocupar um papel específico para dar coerência ao sistema - se o indivíduo não adapta-se bem ao papel que ocupa - podem surgir distúrbios psicanalíticos - a maioria dos problemas psicanalíticos ocorre porque o indivíduo está deslocado dentro do sistema!!! - boa vontade x má vontade - ambas irradiam-se no ambiente - de formas que dificilmente conseguimos perceber - psicologia x psicanálise - ambas buscam aumentar o nível de adaptabilidade e liberdade para o indivíduo lidar com as diversas condições do ambiente em que vive!!! - não existem formas de conhecimento desconexas - a integração entre diversas formas de conhecimento é essencial para o aumento de complexidade! - agonia x hedonia - sistema agônico - não distribui valor - quando distribui valor só o faz de forma controlada e por meio de migalhas - nestes sistemas para ganhar valor é necessário - humilhar-se - abrir mão de idéias - sistema hedônico - distribui valor - respeita o valor intrínseco de cada indivíduo - preza pela boa educação - consigo próprio - com o outro - com a infra-estrutura - produção de conhecimento - é muito melhor (pro indivíduo e pro sistema) no prazer! - Comunicação e Semiótica - comunicação --> criação de conexões dentro do sistema - semiose --> transporte de informação dentro de conexões * Entropia - exemplo - torcida do Flamengo, onde trocando-se de lugar alguns membros, não há diferença significativa na composição do sistema - este é um sintoma de sistema entrópico - num sistema não-entrópico (ou seja, mais organizado) a alteração de lugar entre os elementos poderia fazer diferença significativa - mede grau de desorganização de um sistema - está associada à posição das partículas no espaço e no tempo - exemplo - 2 bolas com gases coloridos distintos - probabilidade de na bola de gás amarelo encontrar-se partículas amarelas é alta - probabilidade de na bola de gás azul encontrar-se partículas azuis é alta - quando conecta-se as 2 bolas por um "caninho" - as bolas aparentarão ser verdes - mas a probabilidade de encontrar-se partículas amarelas (ou azuis) em algum lugar aumenta - pois agora o gas amarelo (e o azul) pode estar em qualquer lugar dentro das 2 bolas - ou seja, aumentou-se a entropia deste sistema - é o número de maneiras que pode-se mexer/arrumar nos estados microscópicos de um sistema sem alterar-se o estado macroscópico vigente - exemplo - taça de vinho tem 3 partes - base - haste - bojo - as partículas da taça têm que comportar-se de maneira coerente para compor taça - ou seja, as partículas de cada parte têm de estar naquela parte para que a taça seja uma taça - mas se a taça espatifa-se no chão - as partículas têm maior liberdade - o sistema perde as características anteriores - as regras de composição daquele sistema (a taça) tornam-se menos rígidas - o sistema torna-se entrópico - liberdade - "liberdade é a liberdade de mover-se ao longo das linhas de força" - se para ser livre for necessário destruir-se tudo, não há liberdade!!! - lúdico - é uma maneira de explorar possibilidades/probabilidades - linguagem - tem uma certa liberdade, que operam sobre um certo conjunto de regras - jogo de xadrez - tem regras rígidas - mas as composições são múltiplas - complexidade - é um parâmetro livre - pode ser encontrada tanto em sistemas organizados quanto em desorganizados - mas parece ser encontrada - complexidade ==> diferença ==> informação ==> entropia (informação média) - moral - é um conjunto de regras que visa a permanência - sistêmica - e/ou do indivíduo no sistema - exemplo --> moral flexível no sistema político - conectividade social - tem como pré-requisito "permitir o outro" - ordem x organização - ordem --> satisfação em relação a algum padrão matemático - é um padrão de organização de baixo nível!!! - organização --> está associada à organicidade - exemplo - estrutura cristalina de um metal - parece bem ordenado - célula - parece uma bagunça - mas certamente é muito mais organizada do que um pedaço de metal! 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